Parasitismo por Amblyomma rotundatum Koch, 1844 (Acarina: Ixodidae) na Rhinella marina Linnaeus, 1758 (Anura: Bufonidae) na Floresta Amazônica: expansão geográfica através do Rio Madeira

Autores

  • Raul Afonso Pommer Barbosa Fundação Getulio Vargas https://orcid.org/0000-0002-1914-5184
  • Brendo Barros de Souza São Lucas Educacional
  • Jaina Rodrigues Evangelista São Lucas Educacional
  • Andréia Nalva Bernardi de Lima São Lucas Educacional
  • Jessica Fernanda Teodoro Reis São Lucas Educacional
  • Welington da Silva Paula do Nascimento São Lucas Educacional
  • Claudia Christian Bezerra de Souza São Lucas Educacional https://orcid.org/0000-0002-7421-7486
  • Ricardo Segundo da Silva Dutra São Lucas Educacional
  • André Luiz da Cruz Prestes São Lucas Educacional

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0006

Palavras-chave:

Sapo-cururu, Carrapato, Amazônia, Parasitismo, Rio Madeira

Resumo

As interações hospedeiro-parasita entre carrapatos e espécies silvestres são importantes para examinar a ecologia e distribuição de carrapatos, bem como as consequências dessas interações para os hospedeiros e doenças. Os carrapatos possuem importância médica pois são vetores de microrganismos e patógenos, tais como vírus, bactérias e protozoários, que podem ser transmitidos a humanos e outros animais, causando doenças graves. Como outras espécies de anuros, Rhinella marina também abriga uma grande variedade de parasitos. Isso ocorre principalmente por seu grande tamanho corporal e por ocupar ambientes terrestres, porém também por possuir contato direto com ambientes aquáticos (fase larval e reprodutiva), dessa forma apresenta diversas oportunidades para infecções parasitárias.  Este trabalho tem como principal objetivo descrever as ocorrências das interações hospedeiro-parasita entre as espécies Rhinella marina (Linnaeus, 1758) e Amblyomma rotundatum (Koch, 1844) expandindo geograficamente sua ocorrência na Floresta Amazônica através do rio Madeira. Durante um levantamento de herpetofauna, o primeiro indivíduo de R. marina foi observado às 08:37 PM do dia 20 de setembro de 2020. O local é próximo a um transecto dentro de uma floresta primaria. Este indivíduo estava parasitado por um único carrapato identificado como Amblyomma rotundatum. Em uma segunda expedição, um segundo indivíduo de R. marina foi observado às 23:38 PM do dia 5 de janeiro de 2021. O local é a estrada rural C-01 no município de Porto Velho-RO, que passa dentro de uma floresta primaria e de propriedades privadas desmatadas. Este indivíduo estava parasitado por nove carrapatos identificados como Amblyomma rotundatum. Uma observação importante a ser feita é a de que as ocorrências de A. rotundatum parasitando R. marina estão distante 57 km e ultrapassam uma importante barreira geográfica, o rio Madeira da bacia amazônica.  Esse trabalho expande geograficamente a ocorrência do parasitismo de A. rotundatum em R. marina e descreve as histórias naturais dessa interação hospedeiro-parasita destas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Afonso Pommer Barbosa, Fundação Getulio Vargas

É Doutorando em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia (FARO). Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML). Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 3 e AMOS-SPSS. É Tesoureiro eleito para 2020-2022 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia.

Brendo Barros de Souza, São Lucas Educacional

Formado em Técnico em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo São Lucas Educacional, ultima atuação profissional como técnico de laboratório na Analítica Ciência e Tecnologia, com análise de água, efluente e petróleo, trabalha com artes digitais e ferramentas de comunicação visual.

Jaina Rodrigues Evangelista, São Lucas Educacional

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel/Licenciatura) no Centro Universitário São Lucas - UNISL

Andréia Nalva Bernardi de Lima, São Lucas Educacional

Aluna de Biologia em São Lucas Educacional, atualmente voluntaria na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Rondônia em PIVEM (Plataforma de Produções e Infecções de Vetores da Malária), desenvolve pesquisa como voluntária em levantamento de fauna. 

Jessica Fernanda Teodoro Reis, São Lucas Educacional

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Lucas. Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Cruzeiro do Sul. Associada a Liga Acadêmica de Ciências Biológicas no UNISL. Participei como aluna de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no laboratório de Neuro e imunofarmacolgia (NIMFAR). 

Welington da Silva Paula do Nascimento, São Lucas Educacional

Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado pelo Centro Universitário São Lucas , Atualmente é mestrando pelo programa de Pós Graduação em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Atualmente participa do grupo de pesquisas no laboratório Plataforma de Bioensaios em Malária e Leishmaniose, localizado na Instituição de pesquisa Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ-RO, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao cultivo de células de linhagem e parasitos com ênfase em quimioterapia de Leishmaniose e Malária. Atualmente Participa do grupo de pesquisa do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia - UNIR. 

Claudia Christian Bezerra de Souza, São Lucas Educacional

Técnica de Campo no laboratório de Entomologia Médica situado na FIOCRUZ- Rondônia, pós-graduanda em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre e Exótica pela Faculdade Unyleya (UNYLEYA), pós graduada em Especialização em Tecnologias Ambientais pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas no ano de 2019. Realizei Iniciação Cientifica no Laboratório de Bioecologia de Insetos (LaBEIN) na Universidade Federal de Rondônia na área de Entomologia Médica com foco na Biologia e Ecologia do vetor, me aprofundando na área de Entomologia durante a graduação, participando de cursos, simpósios e realizando estágios na área.

Ricardo Segundo da Silva Dutra, São Lucas Educacional

Universitário do curso de Ciências Biológicas da instituição de ensino Centro universitário São Lucas, Porto Velho, Rondônia. 
aluno de iniciação cientifica pelo laboratório de imunologia celular aplicada a saúde da Fiocruz Rondônia.

André Luiz da Cruz Prestes, São Lucas Educacional

Licenciado e Bacharel no Curso de Ciências Biológicas, em 12 de julho de 2013, pela Faculdade São Lucas, reconhecido pela portaria nº 976, de 30 .03.2005, publicada no Diário da União de 01.04.2005. Diploma Registrado sob o n° 790 do Livro n° 004/2013, em 01 de novembro de 2013. Atualmente é Polícia Militar do Estado de Rondônia, atuando principalmente no seguinte tema: taxidermia, animais peçonhentos e Educação Ambiental, coordenador do levantamento de fauna e flora da Base de Selva da Polícia Militar de Rondônia. 

Downloads

Publicado

2021-08-26