Predação de Drymoluber Dichrous (Reptilia: Squamata: Colubridae) por Acanthoscurria sp. (Araneae: Theraphosidae) no Sudoeste da Amazônia Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0019

Palavras-chave:

Rondônia, Aranha, Ofiofagia, Presas, Floresta amazônica

Resumo

Serpentes não são componentes usuais na dieta de invertebrados, tornando o hábito de ofiofagia por tarântulas incomum na natureza. Existem poucos estudos sobre a biologia das serpentes do sudoeste da Amazônia quando comparadas com as partes centrais e orientais deste mesmo bioma. Pesquisas sobre dietas de vertebrados podem ser realizadas, além das observações de eventos de predação, com a dissecação do conteúdo, porém invertebrados como as tarântulas não retêm partes do corpo das presas durante a digestão e consomem frequentemente apenas material corporal liquefeito. É relatado no presente trabalho uma observação de predação por uma aranha Acanthoscurria sp. sobre uma serpente Drymoluber dichrous em um fragmento de floresta na área rural da cidade de Porto Velho, no sul da Amazônia brasileira, estado de Rondônia. Este relato é considerado um evento raro pois aponta um hábito alimentar incomum para aranhas do gênero Acanthoscurria. Durante uma pesquisa de campo, os autores desta comunicação se depararam com este registro. Acreditava-se que a serpente estava tentando se abrigar, e quando removida, constatou-se que estava em processo de digestão extracorpórea pela aranha. Acredita-se que acidentalmente, a serpente de pequeno porte tentou se abrigar na toca habitada pela aranha e foi surpreendida. Registros deste tipo expandem o conhecimento sobre os hábitos alimentares das aranhas do gênero Acanthoscurria e são importantes para aumentar o conhecimento sobre os predadores das serpentes da espécie Drymoluber dichrous.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Afonso Pommer Barbosa, Fundação Getúlio Vargas

É Doutorando em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia (FARO). Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML). Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 3 e AMOS-SPSS. É Tesoureiro eleito para 2020-2022 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia. 

Isabella Karen Assis da Silva, Centro Universitário São Lucas

Possui ensino-medio-segundo-graupela SESI Escola Memorina Rosa Campos(2014). 

Uéslei Marques de Oliveira, Centro Universitário São Lucas

BIÓLOGO registrado no CRBio 119046/6D, Licenciado e Bacharel, formado pelo Centro Universitário São Lucas em Porto Velho-RO (2018). Iniciação Científica - PIBIC, com o projeto intitulado DIVERSIDADE DE MACROFUNGOS (BASIDIOMYCOTA) EM ÁREAS DA FLORESTA AMAZÔNICA OCIDENTAL, BRASIL (2017). Experiência em Ecologia e Taxinomia de Macro Fungos (Basidiomycota) e Ecologia e Zoologia de vertebrados com ênfase em ornitologia. GUIA de Observação de vida Silvestre com ênfase em Aves amazônicas. MILITAR DA RESERVA, serviu no Exército Brasileiro exercendo a função de Cabo Militar do Exército por 8 anos (2009 a 2017). FOTÓGRAFO da natureza e eventos em geral. Atualmente trabalha na empresa Systema Naturae Consultoria Ambiental como Analista Ambiental, atuando no resgate de ictiofauna em sistema de transposição de peixes, tubo de adução e sucção de unidade geradora, comporta vagão, stoplog, filtro FAR e resgate embarcado. Coleta e triagem de ictioplâncton. Resgate de Fauna e Apifauna nas dependências da UHE Jirau.

Saymon de Albuquerque, Centro universitário São Lucas

Graduado em Ciências (com habilitação plena em Biologia) pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIPEC (2003). Mestre em Ecologia e Manejo de recursos naturais, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2010), e Doutor pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE (Universidade Federal do Acre - UFAC) (2019). Atualmente é docente no Centro Universitário São Lucas em Porto Velho-RO atuando nos Cursos de Ciências Biológicas e Medicina. Atualmente é coordenador do laboratório de Zoologia e Coordenador do CEP ( Comitê de ética em Pesquisa da Instituição). Atua na área de Ecologia e Zoologia de vertebrados, com ênfase em herpetologia (anuros, lagartos e serpentes).

Downloads

Publicado

2021-04-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)