Promoção e prevenção à saúde integral do homem pela enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0019Palavras-chave:
Saúde do homem, Enfermagem, Programa PNAISHResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico qualitativo afim de investigar a aplicação de políticas públicas e medidas relacionadas à promoção e prevenção da saúde masculina, e descrever a contribuição e as estratégias da área da enfermagem nas Unidades de Saúde da Família no que tange à Atenção Integral à Saúde do Homem. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa através da busca de artigos nas bases de dados: Scientifc electronic library online (SCIELO), biblioteca virtual em saúde (BVS), International library of medicine national institutes of health (PUBMED) e a plataforma Google acadêmico. Foram selecionados 10 artigos em língua portuguesa, disponíveis na íntegra, publicados no período de 2016 a 2021 e que sintetizavam as perguntas norteadoras. Os artigos demostram que apesar da criação do programa PNAISH que visa a acesso contínuo do público masculino aos serviços de saúde sua implementação é feita lentamente, fazendo-se necessário fomentar estratégias na atenção básica para melhor divulgação e investimentos na formação dos profissionais de saúde e elaboração de abordagens específicas para o atendimento à saúde do homem. Sendo este trabalho importante para estimular uma reflexão críticas para promover a saúde masculina de forma mais plena.
Palavras-chave: Saúde do homem; Enfermagem; Programa PNAISH.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.