Percepção da dor musculoesquelética relacionada ao uso excessivo de smartphone e notebook por estudantes de graduação

Autores/as

  • Vinícius Brandalise Universidade Comunitária da região de Chapecó
  • Anelise Binsfeld Universidade Comunitária da região de Chapecó
  • Mariane Zanetti Universidade Comunitária da região de Chapecó
  • Ricardo Lazarotto Universidade Comunitária da região de Chapecó http://orcid.org/0000-0002-7753-6239

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.002.0006

Palabras clave:

Dor muscular, Estudantes, Telefone celular, Transtornos do controle de impulsos

Resumen

O desenvolvimento tecnológico tem como objetivo facilitar a vida do ser humano, economizando seu tempo e tornando mais fácil o acesso à informação e a comunicação. Porém, o uso excessivo destas, por mais de 2 a 4 horas diárias, associado a posições inapropriadas no período de uso, acumulam lentamente prejuízos para o corpo resultando no aparecimento de dores no sistema musculoesquelético. O objetivo é analisar a percepção da dor e desconforto no sistema musculoesquelético frente ao uso excessivo de smartphone e notebook em estudantes de graduação. A pesquisa foi quantitativa descritiva transversal, sendo selecionados para este estudo, 37 estudantes do Curso de Fisioterapia de ambos os gêneros com média de idade de 21 anos. Para a realização da coleta dos dados foram utilizados, o questionário MCGill, a escala visual analógica (EVA), questionário de Usuários de Tecnologia, e o questionário de Dickinson. A prevalência de tempo de uso diário do smartphone foi de 5 a 6 horas, em relação ao notebook de 2 a 4 horas diariamente, permanecendo maior parte do dia conectada a estas tecnologias, resultando em dores em diversas partes do corpo, principalmente na coluna cervical, ombros e coluna lombar. O estudo demonstrou alta prevalência (76%) de dor musculoesquelética nos entrevistados, sendo assim, é necessária a conscientização do uso destas tecnologias, a fim de prevenir índices de queixas relacionadas ao uso indiscriminado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Brandalise, Universidade Comunitária da região de Chapecó

Mestre em Engenharia Biomédica pelo Minter UNIVAP/Unochapecó; Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica - Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville; Graduado em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC; Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó nos cursos de Graduação em Fisioterapia e Educação Física; Coordenador dos Laboratórios de Fisioterapia da mesma instituição; Possui experiência em Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e Eletrotermofototerapia.

Ricardo Lazarotto, Universidade Comunitária da região de Chapecó

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010). Pós Graduação ?lato sensu? em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Faculdade Guilherme Guimbala, Associação Catarinense de Ensino (ACE) em Parceria com Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo/RS (IOT) (2012). Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015). Docente no Curso de Fisioterapia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Atua na prática clinica de Fisioterapia no Tratamento da Dor Crônica, Reabilitação Neurológica e Neuromodulação. Sócio Proprietário da FisioCorpus - Clinica de Fisioterapia.

Publicado

2021-03-08