Contribuições da educação física na prevenção e tratamento da obesidade infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0002

Palabras clave:

Educação Física, Obesidade, Educação, Saúde, Práticas corporais

Resumen

A obesidade é considerada pela medicina como uma doença complexa e multifatorial que tem como principal característica o acúmulo exacerbado de tecido adiposo em todo o corpo. Está associada a fatores metabólicos, fisiológicos, alimentares, comportamentais e também sociais. Direta ou indiretamente é responsável pela ampliação considerável da incidência de mortalidade na população. Essa doença se constitui como um grave problema de saúde pública que precisa ser combatido. Acomete todas as faixas etárias e classes sociais. E tem atingido alto índice nas crianças. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar na literatura as contribuições da Educação Física para prevenção e tratamento da obesidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com base em dados eletrônicos Scielo e Lilacs, nos estudos publicados durante os anos de 2013 e 2018. Foi possível concluir que as contribuições da Educação Física para prevenção e tratamento da obesidade com atividades com foco na cultura corporal por possibilitar práticas lúdicas estimulam processos sistemáticos de exercícios físicos que contribuem para a conscientização de uma alimentação saudável; incentiva mudanças de estilos de vida ativa; fomenta a conscientização sobre malefícios da obesidade, sobrepeso e comorbidades; incentiva a inserção da família no processo de prevenção e tratamento da obesidade.     

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tarciana Cecília de Souza Ferreira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrado Acadêmico em Educação em Andamento, Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (MINTER) Especialista em Educação Especial ( 2016 ) e em Auditoria em Enfermagem ( 2015 ) pela Universidade Cândido Mendes UCAM- RJ. Graduada nos cursos de Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB ( 2014 ) e Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade do Recife – FAREC ( 2014 ) Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. ( 2018 ) Atuou na função de Coordenadora Pedagógica no governo do estado de Pernambuco e Docente na UNIPLAN- Ministrou aulas no Curso de Educação Física/ Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor. Possui experiência em todas as modalidades de ensino e na área da saúde. Atualmente é Docente na Prefeitura do Recife e do Estado de Pernambuco.

Uma das autoras do livro: Um novo olhar, um novo conto. Publicado pela Editora IMEPH / Prefeitura do Recife.

Avaliadora no Seminário de Práticas de Lazer e Esporte da UFPE.
Avaliadora da Mostra Científica da Semana Pedagógica da UFPE
Avaliadora do Festival de Cultura Corporal da UFPE

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportos UFPE(1975). Graduada em Educação Física Infantil-UPE (1972), Especialista Educação Física-UFPE(1997) Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente Professora Associada 3 -UFPE. Integrante de equipe do projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência ensino-pesquisa-extensão na área de Educação Física, com ênfase no Lazer. Atua nos seguintes temas: saberes, formação docente, profissional, corporeidade, cultura e prática pedagógica. Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE. Orientadora no Mestrado em Educação na Universidade da Madeira. Coordenadora e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas NIEL-DEF-UFPE no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa-CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco. Membro do NDE-DEF-UFPE. Coordenadora do Estágio Supervisionado DEF-UFPE. Membro do NDE-DEF-UFPE

Publicado

2020-11-05