Necrochorume: impacto ambiental e à saúde pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0002

Palabras clave:

Atividade cemiterial, Contaminação e Necrochorume, Coliquação

Resumen

O presente estudo teve como objetivo determinar as possíveis consequências à saúde da população do entorno de empreendimentos de cemitérios ocasionados por contaminação em solo e água por necrochorume (resíduo de coliquação). A metodologia da revisão de literatura foi estabelecida de modo a explorar os achados relacionados ao resíduo de coliquação (necrochorume) e as possíveis causas de contaminação de solo e água por resíduo de coliquação, além de amparar a proposta de medidas mitigadoras para possível contaminação de solo e água por resíduo de coliquação (princípio corretivo). Foram consideradas publicações entre os anos de 2010 e 2021 cujas obras mencionem os impactos ambientais causados pela atividade cemiterial com ênfase aos riscos de contaminação. Os estudos revisados permitem o desenvolvimento de algumas recomendações destinadas a proteger a saúde dos funcionários das funerárias e dos moradores que vivem nas proximidades dos cemitérios, bem como preservar o ambiente natural para as gerações futuras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Faria de Almeida, Universidade Vale do Rio Verde

Carreira desenvolvida nas áreas Ambiental, Sanitária e Segurança do Trabalho, com ampla experiência em: Gerenciamento de resíduos, legislação ambiental federal e em Minas Gerais, atendimento a condicionantes ambientais, análise de monitoramentos ambientais, coordenação de estudos ambientais, interpretação de projetos de engenharia, cumprimento de requisitos ISO 14.001, inspeções de meio ambiente e emissão de relatórios, inventário de resíduos, recuperação de áreas degradadas, elaboração de cadastro ambiental, regularização fundiária e aprovação de loteamentos. 

Joyce Mariana Pereira , Instituto Federal de Minas Gerais

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Pitágoras (2015), Pós Graduada em Sustentabilidade do Ambiente Construído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-Minas (2018), tenho experiência como Gerente de SGI, Implantação e manutenção do Sistema de Gestão Integrada ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Saúde e Segurança do Trabalho), compreendendo as atividades de desenvolvimento de sistemas, certificação, treinamentos, auditoria interna e de fornecedores, preparação de auditores internos. ? Planejamento e Controle de Produção; ? Implantação do Lean Manufactoring; ? Planejamento e controle de produção; ? Metodologia WCM (World Class Manufacturing), utilização do método VSM (Mapeamento do fluxo de valor), ? Desenvolvimento de Kaizen para redução dos estoques intermediários e das movimentações pela fábrica, melhorando os fluxos logísticos. ? Mapeamento dos processos. ? Elaboração, desenvolvimento e melhoria dos indicadores de processos, planejamento estratégico. ? Elaboração de inventário, gerenciamento e destinação de resíduos. ? Levantamento de aspectos e impactos ambientais. ? RCA (Relatório de Controle Ambiental). ? PCA (Plano de Controle Ambiental). ? Rada (Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental). ? Licenciamentos Ambientais e de Transportes de diversos ramos de atividades. ? TAC (Termos de Ajustamento de Conduta). ? Projeto de combate a incêndio. ? Precend - Programa de recebimento e controle de efluentes para usuários não domésticos. ? Cadastro técnico federal, estadual e relatórios IBAMA. ? Projeto viário TRANSCON ? Consultoria Ambiental ? Professora de cursos de administração, meio ambiente, qualidade e saúde e segurança do trabalho no IMEC ? MG, ? AVALIADORA voluntária dos projetos do DESAFIO SENAI DE PROJETOS INTEGRADORES 2019, 2020 e 2021.

Cínara Dupin Teixeira Pereira, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações(2006). Tem experiência na área de Farmácia.

Aline Ferreira Souza de Carvalho, Universidade Vale do Rio Verde

Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (2016), com período sanduíche na Universitat de Barcelona (com ênfase na área de biologia molecular), mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade de Lavras (2012) e graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2010). Tem experiência no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Morfofisiologia e Patologia Veterinária, com ênfase em organismos aquáticos. Como professora, ministrou as disciplinas de Embriologia Veterinária, Histologia Veterinária, Fisiologia Veterinária, Patologia Veterinária e Patologia e Laboratório Clínico no curso de Medicina Veterinária na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). Atuou também no Mestrado Profissional de Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Unincor, ministrando a disciplina de Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. Tem ainda grande experiência com orientação de alunos de iniciação científica e pós-graduação, com desenvolvimento de diferentes projetos de pesquisa e extensão.

Elisa Dias de Melo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e participou, como aluna intercambista, do curso Environmental Resource Management (Gestão de Recursos Naturais) na Universidade BTU Cottbus, Alemanha. Possui experiência como consultora na área ambiental, principalmente em diagnósticos de qualidade e planos de monitoramento de águas e efluentes líquidos. É mestre e doutora em Engenharia Civil (área de concentração Sanitária e Ambiental) pela Universidade Federal de Viçosa com experiência em tratamento físico-químico e biológico de efluentes industriais e estudos ecotoxicológicos. Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES. Atuou como professora tempo integral na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), no programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

Publicado

2023-01-04