Uso de fotoprotetores na prevenção de danos por exposição solar: conceitos, avaliação histórica e recomendações

Autores

  • Pollyanna Tavares de Lira Camelo Instituto de Excelência em Educação e Saúde https://orcid.org/0000-0002-6696-2005
  • Raygoria Cabral Sales Kellermanni Instituto de Excelência em Educação e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.002.0020

Palavras-chave:

Raios ultravioletas, Fator de Proteção Solar, composição de FPS

Resumo

Os raios ultravioletas (UV) são elementos fundamentais para a vida humana, pois é através da exposição direta a eles que o organismo consegue sintetizar 80 a 90% da vitamina D necessária, no entanto, a exposição exacerbada a estes elementos pode acarretar danos permanentes à pele. Percebe-se que o uso de protetor solar ou fotoprotetor é algo indiscutível e vem ganhando mais espaço no mercado mundial. A elaboração de produtos com segurança e eficácia se baseia na compreensão de seu mecanismo de ação e formulações, sendo o Fator de proteção Solar (FPS) o principal dado para quantificação da eficácia fotoprotetora. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre fotoprotetores que tem por objetivo realizar uma revisão dos conceitos históricos que envolvem o uso de fotoprotetores, apresentando suas classificações quanto aos filtros UV e métodos de avaliação da proteção solar, evidenciando a importância do uso dos mesmos na prevenção contra danos cutâneos. O método de revisão de literatura baseou-se em artigos da língua portuguesa sobre fotoprotetores, danos da exposição solar e avaliação de filtros solares, disponíveis nos bancos de dados Periódicos Capes, Microsoft Academic Search, Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Findada a pesquisa, pode-se concluir que existem diversas apresentações de fotoprotetores e que seu uso correto é parte fundamental para uma tez saudável e sem danos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna Tavares de Lira Camelo, Instituto de Excelência em Educação e Saúde

Possui graduação em Biomedicina pelo CEULP-Centro Universitário Luterano de Palmas(2005), especialização em MBA EM GESTÃO PÚBLICA pelo FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS(2015) e especialização em SAÚDE PÚBLICA pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão(2007). Atualmente é Papiloscopista da Secretaria da Segurança Pública de Tocantins. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. 

Raygoria Cabral Sales Kellermanni, Instituto de Excelência em Educação e Saúde

Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2003). Tem experiência na área de Bioquímica.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Edição

Seção

Engenharia Biomédica e Biomedicina