Desempenho dos serviços de saúde em hospitais de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.002.0010

Palavras-chave:

Desempenho, Serviços de saúde, Hospitais

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar o desempenho dos serviços de saúde prestados pelos 18 hospitais estaduais de Santa Catarina, nos quais a gestão é feita diretamente pelo Estado ou por Organizações Sociais de Saúde, utilizando o método estatístico denominado Análise Envoltória de Dados (DEA). Em Santa Catarina, são 5 hospitais geridos por OSS e se pretende estender este modelo organizacional para outros hospitais. Constatou-se que as OSS, em Santa Catarina, são, em média, 46% mais eficientes que os hospitais geridos pela administração direta. Os autores também recomendam uma política de investimentos que promova a adoção de arranjos organizacionais autônomos em todo hospital público novo. Embora os hospitais geridos por OSS tenham se mostrado superiores no que tange à eficiência do gasto público, observou-se que aspectos gerenciais também importam muito na qualidade do gasto, como foi evidenciado por alguns hospitais da administração direta com altos escores de eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Felipe Oliveira Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e doutorando na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2008) e graduado em Ciências Econômicas pela mesma instituição (2005). Tem experiência como professor universitário, além de ter trabalhado no setor elétrico, no Ministério da Economia e na SC Parcerias. Ingressou em todos os trabalhos através de concurso público. Seu interesse de pesquisa inclui políticas públicas, finanças, microeconomia, administração pública e a relação entre essas áreas.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros cadastrado na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É editor associado da Revista Gestão Organizacional. É editor associado ad hoc da BAR - Brazilian Administration Review. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

Downloads

Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde