Tris-plasma, tris-mel e epididimossomas para o congelamento seminal: indicação para uma perspectiva futura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.001.0002Palavras-chave:
Epididimossomas, Criopreservação Espermática, Crioprotetores, Tris-Mel, Tris-Plasma-de-GemaResumo
A utilização de diluentes que garantam a proteção da célula espermática é de suma importância não apenas de forma a garantir melhor qualidade no descongelamento e uma manutenção da capacidade de fertilização, mas principalmente visando uma linhagem capacitada e saudável. Nesse contexto, estudos baseados na utilização de melhores substâncias para o manejo e preservação das células são conduzidos todos os anos, em diversas espécies. Nesta revisão, apresentamos algumas deliberações e estudos relacionados à dois diluentes e um aditivo com baixa utilização, mas com resultados encorajadores. Epididimossomas são vesículas extracelulares secretadas no epidídimo, sendo responsáveis pelo processo de maturação do espermatozoide, eliminação de espermatozoides defeituosos e proteção do estresse oxidativo, entre outros. Tanto o TEYP quanto o TRIS-mel demonstraram proteger os espermatozóides dos danos causados pelo frio, especialmente no DNA, frequentemente demonstrando resultados superiores aos de substâncias mais conhecidas e extensivamente utilizadas, parecendo haver indicação da possibilidade de utilização com sucesso de um diluente misto, com as duas substâncias. Espera-se que ao final desta contenda, estimular colegas a trabalharem com estas substâncias pouco ortodoxas, mas com resultados promissores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.