Tris-plasma, tris-mel and epididymosomes for seminal freezing: indication for a future perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.001.0002

Keywords:

Epididymosomes, Sperm Cryopreservation, Cryoprotectants, Tris-Honey, Tris-Egg-Yolk-Plasma

Abstract

The use of extenders that guarantee the protection of the sperm cell is of great importance, not only to guarantee a better quality in the thawing and maintenance of the fertilization capacity, but mainly aiming at a capable and healthy lineage. In this context, studies based on the use of better substances for the management and preservation of cells are conducted every year, in different species. In this review, we present some deliberations and studies related to two diluents and an additive, still used timidly, but with encouraging results. Both TEYP and TRIS-honey have been shown to protect spermatozoa from damage caused by the cold, especially in DNA, often demonstrating results superior to those of more known and extensively used substances, and there seems to be an indication of the possibility of successfully using a mixed diluent, with the two substances. Epididymosomes are extracellular vesicles secreted in the epididymis, being responsible for the process of sperm maturation, elimination of defective sperm and protection from oxidative stress, among others. It is hoped that at the end of this dispute, colleagues will be encouraged to work with these unorthodox substances, but with encouraging results.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é doutoranda em Ciência Animal, no departamento de Patologia veterinária da Universidade Federal de Pelotas, com enfoque Reprodução Animal, sob orientação da Profª Drª Carine Dahl. É graduada em bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas e possui mestrado em Ciências veterinárias, com enfoque em Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência também em Clínica e Cirurgia de gatos e Anestesiologia Animal,além de ter participado do Laboratório de Cirurgia e Anestesiologia Animal de sua universidade e do GEAS de sua universidade, do Grupo de Estudos de Anestesiologia Animal da UFPel e de ter sido monitora da disciplina de Parasitologia.

Izani Bonel Acosta, Universidade Federal de Pelotas

Izani Bonel Acosta é Bióloga formada pela Universidade Católica de Pelotas (2008), Mestre em Ciências Fisiológicas (2015) e Doutora em Veterinária (2019). Izani é casada mãe de dois filhos, durante todo esse período de mestrado e doutorado desenvolveu trabalhos relacionados com reprodução, criopreservação e toxicologia com peixes. Trabalhou com diferentes espécies sendo animais de produção e de grande impacto na aquicultura e também com especieis de animais de laboratório Esses anos de experiência neste área aprimoraram os conhecimentos e principalmente averiguando as dificuldades que são apresentadas quanto a bem estar e qualidade reprodutiva. Esses 6 anos de pesquisa em reprodução de peixes, demonstra que o Brasil tem uma grande importância aquífera, o isso o desenvolvimento no enriquecimento do meu currículo nesta área é por entender a importância e também do potencial do Brasil nessa área. 

Inaraã Dias da Luz, Universidade Federal de Pelotas

Médica Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (Ano 2017/2), Mestre em Sanidade Animal com ênfase em Clínica Médica de Equinos pelo Programa de Pós Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2020/1), Doutoranda em Ciências com ênfase m Reprodução Animal sob a orientação da Professora Doutora Carine Dahl Corcini, pelo Programa de Pós Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas e atual colaboradora dos Grupos REPPETS (grupo de extensão voltado para a reprodução de animais de companhia) e RAC (gupo de ensino em reprodução animal comparada). Atualmente atua na área de clínica médica de pequenos e grandes animais

Carine Dahl Corcini, Universidade Federal de Pelotas

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2007. Conquistou seu mestrado em Veterinária em 2009 e doutorado em Biotecnologia em 2010, também pela UFPel. Em 2011, especializou-se em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria.Atualmente, é Professora Associada da Faculdade de Veterinária da UFPel e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Veterinária (Conceito 6 CAPES) e Ciências Fisiológicas (Conceito 4 CAPES) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Detém uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e participa de grupos de pesquisa, como o ReproPEL, CLINPET da UFPel e Reprodução Animal Comparada da FURG.Carine colabora com instituições renomadas, incluindo EMBRAPA, UNIVATES, ACSURS, IFRO, UNESP, UFMG, entre outras. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel em períodos consecutivos. Desde 2017, lidera o Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da UFPel.Ao longo de sua carreira, conquistou fomentos de agências como CNPq, FAPERGS e CAPES, e serve como assessora e revisora para diversos periódicos internacionais. Lidera o Grupo de Reprodução Animal Comparada e supervisiona projetos de doutorado e mestrado em Veterinária e Ciências Biológicas.Nos últimos 10 anos, seus principais focos de pesquisa incluíram a criopreservação de gametas masculinos de diversas espécies e a toxicologia reprodutiva de variados composto

Published

2024-04-06

Most read articles by the same author(s)