Análise descritiva dos casos de LER/DORT em Juazeiro do Norte entre 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0013

Palavras-chave:

LER/DORT, Saúde do Trabalhador, Previdência Social

Resumo

Esta pesquisa analisou a incidência de casos de Lesão por Esforço Repetitivo - LER/Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho - DORT no município de Juazeiro do Norte, Ceará, a partir dos registros previdenciários entre os anos de 2008 a 2018. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativo com uso de técnicas de estatística descritiva. A coleta de dados ocorreu com a gerência executiva municipal do INSS em consulta com os sistemas SUIBE (Sistema Único de Informações sobre Benefícios) e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). Durante o período analisado, houve um aumento nos casos de LER/DORT no município, totalizando 599 acidentes, principalmente em 2014, atingindo cerca de 100 ocorrências. Foi possível concluir que a alta incidência de doenças ocupacionais serve como um alerta para adoção de políticas públicas voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores que possam garantir condições de trabalho dignas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gonçalves de Araújo Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho (UFPB). Perito Judicial, Consultor e Pesquisador nas áreas de Higiene Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Ergonomia. 

Esdras Alex Freire de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (URCA). Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (UNIFAEL). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Membro do grupo de pesquisa em Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco - MESOR da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas em Saúde