Análise descritiva dos casos de LER/DORT em Juazeiro do Norte entre 2008 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0013Palavras-chave:
LER/DORT, Saúde do Trabalhador, Previdência SocialResumo
Esta pesquisa analisou a incidência de casos de Lesão por Esforço Repetitivo - LER/Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho - DORT no município de Juazeiro do Norte, Ceará, a partir dos registros previdenciários entre os anos de 2008 a 2018. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativo com uso de técnicas de estatística descritiva. A coleta de dados ocorreu com a gerência executiva municipal do INSS em consulta com os sistemas SUIBE (Sistema Único de Informações sobre Benefícios) e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). Durante o período analisado, houve um aumento nos casos de LER/DORT no município, totalizando 599 acidentes, principalmente em 2014, atingindo cerca de 100 ocorrências. Foi possível concluir que a alta incidência de doenças ocupacionais serve como um alerta para adoção de políticas públicas voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores que possam garantir condições de trabalho dignas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.