Fatores associados ao consumo alimentar das gestantes de alto risco da região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0009Palavras-chave:
Gravidez, Alterações do Peso Corporal, Consumo Alimentar, Inquéritos DietéticosResumo
Esta pesquisa tem por objetivo estimar os fatores de associação do consumo alimentar de gestantes de alto risco da Região Norte do Brasil com base no recordatório alimentar do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) 2021. Para tanto, realizou-se um estudo transversal, com dados secundários. O modelo de regressão logística foi utilizado para identificar as variáveis associadas. Estima-se que em Manaus e Palmas todas as gestantes respondentes do inquérito enquadram-se em gestação de alto risco. A maioria das gestantes de alto risco apresenta o estado civil casada e pertence à raça/cor parda. As gestantes de alto risco consumiam bebida alcoólica e todas as gestantes entrevistadas não fumavam e não fumam. A maioria das gestantes de alto risco não consome regularmente feijão e hortaliças cruas em sua dieta. Mulheres que consomem regularmente hortaliças cruas e as que não consumiram ovo frito em um dia anterior à entrevista do inquérito possuem fator de proteção para gestação de alto risco. Conclui-se que baixos níveis de escolaridade, consumo de bebidas alcoólicas e práticas alimentares são alguns dos fatores associados à gestação de alto risco
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.