Violência contra a mulher na perspectiva da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0007Palavras-chave:
Saúde da mulher, Enfermagem, Violência, Promoção da SaúdeResumo
A violência contra a mulher é uma temática atemporal levando em consideração a abrangência desse problema, em âmbito mundial por isso diversas profissões objetivam fornecer auxílio a vítima de violência, assim a enfermagem precisa estar preparada para enfrentar as especificidades de um quadro de violência. Analisar a contribuição da enfermagem no combate à violência contra a mulher através de um atendimento que fornecendo assistência adequada e um tratamento com dignidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura através da aplicação de métodos qualitativos de pesquisa, além da aplicação dos métodos de inclusão: temporal, pertinência temática e metodológico. Analisou-se 10 artigos com abordagens metodológicas diferentes visando discutir a atuação do enfermeiro no contexto de violência doméstica, ressaltando assim a necessidade de não haver julgamentos prévios com a vítima e uma priorização do atendimento com dignidade. Concluiu-se que a abordagem do enfermeiro requer atenção e técnicas de abordagem, levando em consideração que a vítima que chega a uma unidade de saúde já se encontra em estado crítico, por isso tratar a paciente com dignidade e a educação necessária protege essa vítima e a encoraja a buscar meios para romper o ciclo de violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.