Cultura de vigilância: avaliação da incidência de fenótipos críticos de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0005

Palavras-chave:

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Cultura de Vigilância, Prevenção

Resumo

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) têm alta prevalência hospitalar, acarretando num grande impacto na saúde, por elevar a morbimortalidade. Com isso, torna-se inerente a realização de medidas preventivas, como a Cultura de Vigilância, através da coleta de swabs, visando detectar os fenótipos críticos de resistência e microrganismos multidrogas resistentes, além de orientar a adoção de medidas que visem diminuir sua propagação. Analisar a prevalência de fenótipos críticos de resistência em pacientes em uma unidade hospitalar de Aracaju/SE. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, com delineamento transversal, referente à prevalência de microrganismos e à ocorrência de fenótipos críticos de resistência isolados a partir de culturas de vigilância de swabs anais, axilares e nasais em uma unidade hospitalar de Aracaju/SE. Das 2.811 amostras de swabs destinadas à pesquisa de fenótipos críticos de resistência (FCR) apresentaram-se positivas em 657 (23,4%). Quanto à distribuição entre os sítios anatômicos analisados, obteve-se positividade em 29,9% das amostras anais, 13,6% nasais e 11,3% axilares. Sendo o ESBL e AmpC os FCR mais encontrados. Apesar da maior prevalência de FCR em amostra anal, torna-se fundamental a pesquisa em diferentes sítios anatômicos. Além de que, as diferenças epidemiológicas de fenótipos isolados em culturas de vigilância remete a necessidade de trabalhos em cada serviço de saúde para que possa determinar o seu perfil etiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony César Santos da Hora, Universidade Tiradentes

Possui ensino-medio-segundo-graupela Faculdade Amadeus(2016). Tem experiência na área de Medicina.

Malone Santos Pinheiro , Universidade Tiradentes

Possui bacharelado em Biomedicina e Licenciatura plena em Ciência Biológicas - UNIT, especialização Latu Sensu em diagnóstico laboratorial avançado - UFBA, mestrado em Saúde e Ambiente-UNIT e doutorado em Biotecnologia - UFS. Atualmente é professor titular da UNIT e diretor do Laboratório de Apoio Monera Microbiologia. Tem atuado como consultor educacional e capacitador em Problem Based learning (PBL) ( tutoria, construção de problemas, construção de árvores temáticas, situações críticas em tutoria, feedback). Tem larga experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia clínica. Temas de relevância na atuação profissional: análises clínicas, microbiologia e aprendizagem baseada em problemas.

Jarina Dantas de Milito e Sessa, Universidade Tiradentes

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (25 de Janeiro de 2007). Graduação em Bacharel em ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Tiradentes (29 de Dezembro de 2007). 

Lucas Santos Souza, Universidade Tiradentes

Possui graduação pela Universidade Católica do Salvador (2011). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Ana Beatriz Silva Ribeiro, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Medicina na Universidade Tiradentes (UNIT). Atualmente é membro ativo da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), na qual já desempenhou a função de Vice Presidente para Assuntos Internos e hoje é Coordenadora Local do Comitê Permanente em Saúde Pública. Também é ligante na Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica de Sergipe. 

Maria Clara Leite dos Santos , Universidade Tiradentes

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual Marcantonio Vilaça II(2019). 

José Everton Silva Araujo , Universidade Tiradentes

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe no ano de 2012.

Victoria Santos Moura, Universidade Tiradentes

Acadêmica do oitavo período de Medicina pela Universidade Tiradentes - UNIT-SE. Atualmente faz parte da diretoria da Liga Acadêmica de Dermatologia de Sergipe (2022-2023).

Publicado

2023-01-04