Reabilitação estética com matriz de acetato em dentes anteriores decíduos: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0036

Palavras-chave:

Odontopediatria, Cárie precoce, Dentes decíduos

Resumo

A Cárie é uma doença açúcar-dependente de caráter multifatorial, que quando acontece na primeira fase da vida, pode desencadear diversos transtornos à criança e seus familiares. Fatores como hábitos de higiene inadequados, seja pela falta de conhecimento dos responsáveis, pela dificuldade de acesso a recursos materiais como escova, creme dental e fio dental, ou pela resistência que a criança apresenta à sua realização, quando associados ao consumo frequente de alimentos açucarados podem acarretar prejuízos graves à saúde bucal, psicológica e social. Pode-se citar danos comportamentais, estéticos, oclusais sendo, portanto, de suma importância a reabilitação do paciente afim de devolver sua qualidade de vida. Apresentar um relato de caso clínico com o uso da matriz de acetato na reabilitação de dentes anteriores decíduos cariados. Foi realizada pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com objetivo de evidenciar técnicas de reabilitação satisfatórias, utilizando-se matriz de acetato. Foram utilizadas as bases de dados eletrônicas: Google acadêmico e Scielo. Esse trabalho é do tipo descritivo e relata os benefícios da reabilitação bucal infantil em um caso de cárie severa numa criança de 5 anos de idade, atendida nas dependências da Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi. O paciente J.M.B, do sexo masculino, apresentou-se para consulta de Odontopediatria com 5 anos de idade, apresenta distúrbio mental não especificado, dificuldade de convívio social e portador de cárie crônica nos elementos 51, 61, 52, 62, 53, 63. Para a reabilitação desses dentes decíduos acometidos por cárie severa, foi utilizada matriz de acetato e resina composta que são materiais restauradores de fácil manuseio, baixo custo, sem fase laboratorial, de boa longevidade. Após a realização das etapas clínicas, a técnica adotada reabilitou o paciente, estética e funcionalmente de maneira satisfatória, e contribuiu com a melhora na qualidade de vida da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefany Ferreira Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela PUC-MG.Pesquisadora do PROBIC-2020 da PUC-MG com o tema: " Segregação Espacial e Vida em Condomínio: Contextos e realidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. 

Marjorie Freitas Ávila Andrade, Universidade de Gurupi

Graduada em Odontologia pela FAPAC/ITPAC PORTO NACIONAL-TO, no ano de 2017. Especialista em Odontopediatria com ênfase em ortopedia preventiva pela Universidade Luterana de Palmas - CEULP/ULBRA, em 2019. Exerce a especialidade em esfera particular desde abril/2019. Servidora Pública na cidade de Gurupi - TO, atuando na área de Clínica-Geral em saúde da família desde Abril/ 2018. 

Maressa Borges dos Reis, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Odontologia pela Fundação UNIRG (2016). É especialista em Odontopediatria pela Ulbra e Mestre em Odontopediatria pela São Leopoldo Mandic. Atualmente pós graduanda em Ortodontia pelo IPE. Atuou por 2 anos como professora na Universidade de Gurupi. Tem experiência na área de Pacientes com necessidades Especiais.

Publicado

2023-01-04