Atendimento odontológico em pacientes com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0030

Palavras-chave:

Odontologia, Síndrome de Down, Avaliação, Atendimento qualificado, Manejo

Resumo

A Síndrome de Down é a doença cromossômica, em que existem diversas consequências ao seu portador, dentre os problemas mais comuns destaca-se a trissomia mental, do cromossomo 21, essa doença foi descrita por John Langdon Tang, e pode ser diagnosticada durante a gravidez. Destaca-se que o cirurgião-dentista precisa realizar um acompanhamento mais detalhado com esses pacientes em decorrência das anomalias estruturais e bucais. O objetivo é discutir sobre o atendimento odontológico em pacientes com síndrome de Down e as principais competências a serem desenvolvidas pelo cirurgião-dentista. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2016 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. No decorrer dos nove artigos discutidos destacou-se que o paciente com Sìndrome de Down possui fissura palpebral, epiderme epicanthus, nariz em sela pequeno, deformidade da orelha, deformidade da cabeça, occipital plano, pescoço curto e plano, baixa estatura, mãos e pés pequenos e largos e alterações no sistema endócrino e metabólico envolvendo a glândula tireóide e pituitária, além das mutações em seu trato bucal que deve ser avaliado pelo cirurgião-dentista e ser levado em consideração da escolha das anestesias e tratamentos bucais. O cirurgião dentista precisa avaliar o quadro do paciente com Síndrome de Down levando principalmente em consideração os riscos de uma submissão ao processo anestésico, criar uma relação de confiança com os pacientes e seus familiares e assim, atuar forma eficaz na prevenção a degradação da saúde bucal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glenda das Neves Martins, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Faculdades Integradas Carajás(2021) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Tancredo Neves(2015).

Priscila Inácio Alves Borges Junker, Faculdade Integrada Carajás

 

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Metodo Educacional(2015). 

Juliana Farias Tessarolo, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário do Triângulo (2010). Atualmente é professor(a), orientadora do TCC - tema técnicas cirurgicas de extração em terceiros molares (21/02/21) - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facia.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Clínica Odontológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)