Sensibilidade dental após clareamento odontológico e o papel do cirurgião dentista na prevenção e execução do procedimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0039

Palavras-chave:

Dessensibilizantes, Túbulos Dentinários, Clareamento, Estética, Saúde

Resumo

A autoestima humana requer diversas intervenções médicas das mais variadas áreas e o sorriso é o cartão de visita humano e tem como principal profissional por ele o cirurgião dentista, nos últimos anos o clareamento dental e outras intervenções estéticas têm ganhado espaço, porém, junto à aderência a estes procedimentos surgem efeitos colaterais, neste trabalho destaca-se a sensibilidade dental após o clareamento odontológico. Neste sentido, o cirurgião dentista exerce um papel fundamental tanto na orientação ao paciente quanto a dosagem dos ativos utilizados neste procedimento. Apresentar a sensibilidade dental após procedimento odontológico de clareamento, e a necessidade de uma conduta terapêutica ativa frente à apresentação de sensibilidade. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2015 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. Para fundamentar este trabalho foram utilizados dez estudos publicados nos últimos seis anos, percebeu-se que a sensibilidade dentinária é o resultado de um conjunto de fatores que envolvem desde a saúde bucal do paciente à quantidade de ativos utilizados pelo cirurgião dentista, que resultam na desobliteração de túbulos dentinários e consequente perda mineral dental e que pode ser evitada através da prevenção e orientação ao paciente sobre os cuidados pré e pós procedimentos, incluindo-se a utilização de dessensibilizantes. O cirurgião dentista deve atuar de forma preventiva aos efeitos colaterais. Nos procedimentos de clareamento dental a ocorrência de sensibilidade dentinária causa desconforto ao paciente e há comprovação cientifica de que aplicar géis desssensibilizantes diminui a ocorrência de sensibilidade dental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lawanda Viana Rios de Melo, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Faculdades Integradas Carajás(2021).

Taylliny Geovana Oliveira da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela MARIA BENTA(2015). 

Luis Augusto Peres de Oliveira, Faculdade Integrada Carajás - FIC

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1994). Atualmente é cirurgião dentista da Prefeitura Municipal de Redenção (PA).

Publicado

2021-11-11