Práticas educativas de enfermagem para redução da gravidez na adolescência: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0017Palavras-chave:
Gravidez na adolescência, Prevenção, EnfermagemResumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas nacionais sobre as ações utilizadas pelos enfermeiros brasileiros para orientação e prevenção da gravidez na adolescência. Tendo como método a revisão sistemática, realizou-se buscas bibliográficas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); Literatura Latino Americana e de Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), segundo a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram inclusos artigos na língua portuguesa, disponíveis eletronicamente na íntegra, que tinham como foco a prevenção da gravidez na adolescência por meio de práticas desenvolvidas pela enfermagem e que se encontram dentro do recorte temporal de 2009 a 2019. E excluídos os artigos que não perfaziam essas condições. Foram encontrados 73 artigos, mais apenas 6 preencheram os critérios de inclusão dados pelo método PRISMA. Referente a atuação da enfermagem para prevenção da prevenção da gravidez na adolescência, 100% dos artigos apresentavam essa abordagem. Destes destaca-se que:4 abordam a adoção de rodas de conversas e grupos de adolescentes;2 trabalham com realização de oficinas educativas; 2 trabalham com dinâmicas e jogos educativos;1 somente abordam os adolescentes, quando estes comparecem para consulta de enfermagem; 1 produziu um filme baseado em fatos reais. Percebeu-se que estes métodos quando aplicados, trazem uma grande contribuição para mudança na percepção deste público. Conclui-se que a contribuição de enfermagem com suas práticas educacionais pode diminuir s índices de gravidez entre adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.