Práticas educativas de enfermagem para redução da gravidez na adolescência: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0017

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Prevenção, Enfermagem

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas nacionais sobre as ações utilizadas pelos enfermeiros brasileiros para orientação e prevenção da gravidez na adolescência. Tendo como método a revisão sistemática, realizou-se buscas bibliográficas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); Literatura Latino Americana e de Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), segundo a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram inclusos artigos na língua portuguesa, disponíveis eletronicamente na íntegra, que tinham como foco a prevenção da gravidez na adolescência por meio de práticas desenvolvidas pela enfermagem e que se encontram dentro do recorte temporal de 2009 a 2019. E excluídos os artigos que não perfaziam essas condições. Foram encontrados 73 artigos, mais apenas 6 preencheram os critérios de inclusão dados pelo método PRISMA. Referente a atuação da enfermagem para prevenção da prevenção da gravidez na adolescência, 100% dos artigos apresentavam essa abordagem. Destes destaca-se que:4 abordam a adoção de rodas de conversas e grupos de adolescentes;2 trabalham com realização de oficinas educativas; 2 trabalham com dinâmicas e jogos educativos;1 somente abordam os adolescentes, quando estes comparecem para consulta de enfermagem; 1 produziu um filme baseado em fatos reais. Percebeu-se que estes métodos quando aplicados, trazem uma grande contribuição para mudança na percepção deste público. Conclui-se que a contribuição de enfermagem com suas práticas educacionais pode diminuir s índices de gravidez entre adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Patricia Araújo de Moura Santos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupela Jorceli Silva Sestari(2008). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Valdiana Alves de Souza, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui graduação em Ciencias naturais / habilitação em quimica pela Universidade do Estado do Pará(2014). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal Redenção - PA. 

Tatiana da Silva Fernandes Soares, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio ph7(2010). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Douglas Mroginski Weber, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui Graduação em Biomedicina pelo Instituto de Ensino superior de Santo Ângelo IESA/ CNEC (2014), com habilitação em Análises Clínicas. Mestre em Ciências com área de concentração em Bioquímica e Bioprospecção pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) da UFPel que desenvolve pesquisas voltadas ao estudo farmacológico e/ou toxicológico de nanocápsulas contendo Meloxicam e de moléculas bioativas (em especial moléculas orgânicas contendo Selênio). Possui especialização na Universidade Cândido Mendes no curso de Hematologia (2019), possui especialização na Universidade Cândido Mendes no curso de Imunologia e Microbiologia (2020). Pós Graduando em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com professores renomados com Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé entre outros. Docente da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR (docente assistente) nos cursos de Enfermagem e Medicina desde o ano de 2017. Qual trabalha com as linhas de pesquisa em: Hematologia e hemoterapia; Imuno-hematologia; Oncologias hematológicas; Imunopatologia das Doenças Infecciosas; Fisiopatologia de Doenças e Lesões Celulares Mediada por Estresse Oxidativo; Bioquímica clínica e laboratorial e Bioquímica Metabólica. Professor Coordenador da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva - LIASC e Professor Coordenador da Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Amazonia Reunida - LAGAR. 

Publicado

2021-10-22