Situação da saúde mental de estudantes de medicina ao redor do mundo: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0034

Palavras-chave:

Formação Médica, Ansiedade, Depressão, Estresse, Ideação Suicida

Resumo

O objetivo deste estudo foi o levantamento da situação mental dos acadêmicos de medicina ao redor do mundo. Realizaram-se buscas sistemáticas nas bases de periódicos, com termos relacionados ao assunto, escolhendo-se preferencialmente trabalhos mais recentes. Percebeu-se que os estudantes de medicina são mais propensos que outras pessoas aos problemas relacionados à saúde mental. Os principais problemas relatados nos estudos revisados foram os relacionados à ansiedade, depressão, estresse e ideação suicida. Os percentuais encontrados foram elevados e preocupantes, os problemas conforme os artigos são ocasionados em grande parte pela situação imposta aos universitários, devido aos conteúdos profundos e extensos necessários à formação dos médicos, o que acaba por ocasionar dificuldades no aprendizado e falta de tempo para atividades prazerosas do dia a dia. Mais para o final do curso o contato com o sofrimento de pessoas doentes e situações de morte também têm sido relatados como fatores que podem contribuir com o aumento do número de discentes com os problemas. Dessa forma é de crucial importância que os órgãos de assistência social das universidades acompanhem de perto a situação, com vistas a realizar o atendimento necessário a todos os alunos que necessitarem, em tempo de remediar a situação, abordado e trabalhado o assunto junto aos acadêmicos, para reduzir o preconceito e aumentar a aceitação e entendimento de toda essa problemática por parte dos graduandos, incentivando-os a identificar a condição e buscar ajuda, sempre que percebam necessidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Schmidt de Proença, Faculdade Assis Gurgacz

Graduanda do segundo período curso de Medicina da FAG - Faculdade Assis Gurgacz na cidade de Cascavel-PR, na qual é membro da Liga Acadêmica de Carreira Médica e Investimentos (LACMI).

Amanda Franco Martins, Faculdade Assis Gurgacz

Acadêmica do segundo período de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel-PR. Atualmente participante da Liga Acadêmica de Fisiologia Médica da FAG (LAFIM).

Carla Adriana Pizarro Schmidt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Agronomia (1992), Mestre em Ciências de Alimentos (1997) e Doutora em Agronomia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Tecnologia de Sementes e Administração Rural. Atualmente é professora efetiva 40 horas em regime de dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Medianeira-PR, estando lotada no curso de Engenharia de Produção junto ao Departamento de Administração e Produção. Atua como professora convidada do mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR - Campus Pato Branco (2010) e professora permanente do mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio da UTFPR - Campus Medianeira (2015). Possui experiência nas áreas de Engenharia, Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Processos de Produção Agroindustrial e Gestão Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Alimentos, Gestão Ambiental em Municípios, Estudos em diversas áreas do Processamento Agroindustrial com foco em Modelagem, Previsão de Demanda e Controle Estatístico de Processos.

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Psiquiatria e Saúde Mental