Biodiversidade e potencial fitoindicador da vegetação de dunas costeiras da Barra dos Coqueiros, Sergipe, Brasil

Autores

  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Vinícius Silva Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Sueli Angelo Furlan Universidade de São Paulo
  • Rosemeri Melo & Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2011.001.0001

Palavras-chave:

Ambientes Dunares, Conservação, Espécies Fitoindicadoras

Resumo

A vegetação é componente primordial na formação e dinâmica das dunas e, seu papel relevante, atua como fonte de informações acerca do desenvolvimento do sistema dunar e dos impactos resultantes de perturbações naturais ou antrópicas. O estudo de espécies fitoindicadoras se faz importante na medida em que permite diagnosticar o nível de modificações sofridas pelo ambiente e a rapidez com que alterações vêm ocorrendo no meio ecológico. A partir desse enfoque, o presente trabalho objetivou avaliar o potencial fitoindicador das espécies vegetais encontradas no ecossistema dunar da Praia do Jatobá, Barra dos Coqueiros, Sergipe, tomando como base a observação e análise qualitativa e quantitativa de fitoindicadores relacionados à conservação e perturbação de tais ecossistemas. A metodologia utilizada baseou-se na realização da estimativa das espécies vegetais com maior grau de recobrimento do solo, bem como na investigação da sociabilidade destas. Destaca-se que Paspalum maritimum Trin, por suas características alelopáticas e alelospólica, é fitoindicadora de perturbação do ambiente dunar. Pela resistência singular da Ipomoea pes-caprae (L.) R. Br, em relação aos estresses físicos, sua ocorrência e distribuição constitui um fator crucial para a existência das dunas embrionárias e garantia da continuidade dos depósitos eólicos vegetados. Apesar de ser importante fixadora de sedimentos, Paspalum maritimum Trin pode interferir diretamente na existência e fixação de espécies nativas e dominar toda a faixa em que estiver presente. A utilização de fitoindicadores emerge como método relevante na indicação de parâmetros de conservação e perturbação do ecossistema dunar da Praia de Jatobá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe; Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFS (Bolsista DAAD); pesquisadora do grupo de pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN/UFS e Revisora Pedagógica do Curso de Pós Graduação à Distância Gestão de Organização Pública de Saúde , da Universidade Federal de Sergipe, CESAD/UFS.

Vinícius Silva Reis, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. É bolsista de extensão do Laboratório de Paleontologia da UFS e membro do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN/UFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Paleontologia, e no monitoramento fenológico de espécies vegetais arbóreas potenciais fitoindicadoras de mudanças ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoindicação; Mata Atlântica; Arborização Urbana; Ensino de Ciências.

Sueli Angelo Furlan, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências - USP (1981), mestrado em Geografia Física - Departamento de Geografia - FFLCH - USP (1992) e doutorado em Geografia Física - Departamento de Geografia - FFLCH - USP (2000). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e credenciado no Programa de Ciencia Ambiental - Procam -USP. Conselheiro do CONDEPHAAT e Coordenador do NUPAUB-USP. Desenvolve pesquisas socioambientais, com ênfase em Geografia Física e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem e meio ambiente, conservação ambiental, biogeografia, educação, políticas públicas e florestas tropicais. Coordenou o Plano de Manejo do Parque Estadual de Intervales, projetos de cooperação cientifica interinstitucional. Coodenadora do Projeto Planos de Manejo dos Parques Naturais do Rodoanel Trecho Sul.Covênio Dersa/Depto de Geografia FFLCH-USP, desde agosto 2009. Coordenadora do Projeto de Elaboraçao do Plano Diretor do Municipio de Ilhabela.Convenio Depto de Geografia e Prefeitura do Municipio de Ilhabela, 2003,2005.

Rosemeri Melo & Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Geografia da UFS. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) pela The University of Queensland, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com estágio de doutoramento em Geografia Física e Ordenamento Territorial na Universidde de Lisboa, Portugal. É Membro da ASCI, Pesquisadora FAPITEC(SE), Avaliadora Externa (FFLCH/USP) e Membro do Conselho Editorial da Editora da UFS (EDUFS/SE) e Editora Horizonte (SP). Orienta pesquisas de IC, TCC, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, tanto na graduação quanto, como membro permanente, nos Programas de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS, do qual foi coordenadora (2005-2008). Lidera o Grupo de Pesquisas em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq). Atua em Geografia Física/Biogeografia, nos temas: Fitoindicação, Paisagem e Dinâmica Ambiental e Planejamento Territorial.

Downloads

Publicado

2011-05-22