COMPOSIÇÃO E BENEFICIAMENTO DE FRUTAS TROPICAIS PRODUZIDAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Polpas. Composição. Alternativa Prática. Saudável.Resumo
As frutas amazônicas, ao serem reconhecidas como fonte alimentar de determinados regiões. As polpas de fruta são uma alternativa prática para uma população com pouco tempo disponível para o preparo de alimentos, além de serem uma opção mais saudável em relação às bebidas prontas que tem alto teor de açúcar. O presente estudo tem como objetivo avaliar a composição química de polpas produzidas a partir de frutas tropicais amazônicas, produzidas no Sudeste do Pará. Foram extraídas polpas a partir das frutas de goiaba, acerola, maracujá e abacaxi. Para avaliar a qualidade das polpas produzidas, foram realizadas as seguintes análises químicas: teor de sólidos solúveis (TSS), pH, acidez total titulável (ATT), teor de umidade, cinzas, proteínas, lipídios, carboidratos e valor energético total (VET). Os valores médios estão dentro dos padrões estipulados pela legislação brasileira para polpas de frutas quanto ao pH (goiaba: 4,23; acerola: 3,56; maracujá: 3,70 e abacaxi: 3,70), teor de sólidos solúveis (goiaba: 3,00 °Brix; acerola: 3,00 °Brix; maracujá: 13,00 °Brix e abacaxi: 11,03 °Brix) e acidez total titulável (goiaba: 0,65 g 100 g-1; acerola: 1,97 g 100 g-1; maracujá: 3,15 g 100 g-1 e abacaxi: 1,25 g 100 g-1). Os teores médios de cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e valor energético total, obtidos para as polpas de ferutas processadas estão próximos aos estabelecidos pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, bem como estão próximas as relatadas na literatura. Para polpas de frutas a maioria dos parâmetros apresentou resultados dentro dos padrões registrados pela literatura como satisfatórios para qualidade dos mesmos, logo uma alternativa economicamente viável e saudável, do ponto de vista nutracêutico para agregação de vcalor a cadeia produtiva das frutas da Amazônia Brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.