Primeiro registro de Trigona spinipes danificando canola em Viçosa, MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0008Palavras-chave:
Abelha sem ferrão, Tropicalização, Brassica napus L., RegistroResumo
A canola é uma cultura com grande potencial para contribuir com a expansão do agronegócio brasileiro, por se adequar perfeitamente como cultura de safrinha nos sistemas de produção de grãos do Brasil e além disso vem sendo recomendada em programas de rotação de culturas, diversificação agrícola e cobertura vegetal do solo. No Brasil, a cultura vem assumindo papel de destaque, tanto no consumo humano quanto com finalidades agroenergéticas. O presente trabalho foi conduzido na unidade experimental de Horta Velha, na Universidade Federal de Viçosa-MG, onde foi registrado o ataque de abelha-cachorro (Trigona spinipes), à diferentes cultivares de canola (Hyola 401, Hyola 432, Hyola 433 e Hyola 61) causando injúrias em folhas, flores e síliquas, em estudos de tropicalização dessas cultivares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.