Caracterização da caça em comunidades rurais no rio Valparaíso, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0002Palavras-chave:
Animais cinegéticos, Amazônia, Caça de subsistênciaResumo
O uso dos animais cinegéticos como fonte de proteína animal corresponde à realidade de muitos grupos humanos em diferentes áreas tropicais. Identificar as espécies mais consumidas, as técnicas utilizadas e as relações de uso é fundamental para compreender o grau de ameaça às espécies cinegéticas. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo caracterizar a caça exercida em três comunidades rurais localizadas no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Para a obtenção dos dados foram aplicados formulários de caça com os caçadores e não caçadores. Como resultados, foram citadas 17 espécies distribuídas em 14 famílias, sendo os mamíferos a maior riqueza taxonômica (n=11/61,11%), as aves (n=4/27,78%), e os répteis (n=2/11,11%). Quanto as técnicas de caça, a caça a curso (n=76/45,78%) foi a mais citada. Em relação aos animais menos caçados atualmente, foram citados a Tapirus terrestris (anta), a Hydrochoerus hydrochaeris (paca) e o Chelonoidis spp. (jabuti). Os resultados apontam uma grande dependência de uso dos animais cinegéticos como recurso alimentar, e devido à grande pressão de caça, há a necessidade de medidas que viabilizem a diminuição do consumo desses animais nas comunidades participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.