A relação sociedade-natureza na área de proteção ambiental Ilha do Combú, Belém, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0006Palavras-chave:
Sociedade-natureza, Ribeirinho, EstuárioResumo
A relação sociedade-natureza está inserida em um contexto histórico onde a existência e reprodução dos modos de vida dos seres humanos sempre estiveram ligadas diretamente aos recursos naturais. As comunidades ribeirinhas modulam uma relação sociedade-natureza que passa por fatores econômicos de cada indivíduo. O objetivo desse capítulo é analisar a relação da sociedade-natureza na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combú. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo com entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados. E para a análise das informações coletadas foi aplicado a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats). Após 30 anos dos primeiros estudos (década de 1990) verificou-se que a relação sociedade-natureza existente na Ilha do Combú ainda se apresenta de forma sustentável, no que diz respeito ao uso e comercialização de Produtos Florestais Não-madeireiros (PFNM). Porém, na década de 90, as famílias utilizavam a economia extrativista apenas para sua subsistência, e com o passar dos anos houve uma intensificação desse extrativismo, especificamente do açaizeiro, devido ao aumento do mercado nacional e internacional. Isso tornou os ribeirinhos atualmente dependentes desse produto, com a intensificação do manejo, e a conseqüente perda de interesse na exploração de outros PFNMs, que foram explorados na década de 90. A intensificação no manejo do açaí pode resultar em uma retirada danosa de espécies nativas, e trazer problemas irreversíveis para o ecossistema, com uma dependência perigosa de dois únicos PFNM (açaí e cacau).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.