Reutilização das cinzas volantes de carvão mineral na fabricação de cimento de Portland
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0032Palavras-chave:
Pozolana, Reuso, Sustentabilidade, Meio AmbienteResumo
A indústria do cimento tem um papel importante no desenvolvimento global, tendo em vista que o cimento é o material fundamental para produção de argamassas e concretos. A busca pela inserção de materiais considerados rejeitos de outros processos produtivos, tais como as cinzas volantes provenientes da queima do carvão mineral, à fabricação do cimento, tem se tornado uma alternativa viável tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. O objetivo da pesquisa foi avaliar a possibilidade de reaproveitamento dos resíduos de cinzas volantes no processo de fabricação de cimento provenientes da queima de carvão mineral nas caldeiras de uma termelétrica localizada em São Luís - MA. Foi necessário desenvolver um estudo com cinzas volantes por meio de caracterização físico-química, utilizando os métodos de ensaio especificados. Foram preparadas misturas de cimento com adição de cinzas volantes em 5%, 10%, 15%, 20% e 25%. Os resultados físicos, químicos e mecânicos obtidos atenderam a todos os requisitos da norma ABNT NBR 16697: 2018, classificando a cinza como um material cimentício, permitindo sua utilização como matéria-prima na produção de cimento, possibilitando uma destinação mais nobre para os resíduos sólidos do carvão, redução do custo da matéria-prima no processo de produção do cimento e redução da quantidade de CO2 emitida por tonelada de cimento produzida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.