Primeiro relato de Hepatozoon sp. em cão na Amazônia Ocidental, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0050Palavras-chave:
Apicomplexa, Hepatozoon canis, Hepatozoonose, Hemoparasitos, RondôniaResumo
A hepatozoonose canina é uma doença de distribuição mundial, causada por protozoários do gênero Hepatozoon, cuja a transmissão ocorre quando o cão ingere carrapatos ou parte deles contendo oocistos esporulados. Objetivou-se relatar a identificação de Hepatozoon sp. sob a forma subclínica em um cão no estado Rondônia, na Amazônia Ocidental, Brasil. Um cão fêmea, de dois anos de idade, sem raça definida, residente na zona urbana do município de Rolim de Moura (Rondônia) foi levada a uma clínica veterinária devido a claudicação do membro posterior direito. Na anamnese, o animal não apresentou dor à palpação do membro afetado. Haviam ectoparasitos no corpo do animal (pulgas e carrapatos). Foi coletado sangue em tubo com EDTA para a realização do hemograma e esfregaços sanguíneos. O hemograma revelou anemia normocítica e normocrômica e trombocitopenia. Nos esfregaços sanguíneos foram observados gamontes em neutrófilos. Diante do relato, concluímos que Hepatozoon sp. circula em cães da Amazônia Ocidental, enfatizando a importância de incluir a pesquisa de hemoparasitos na rotina clínica veterinária, mesmo quando o animal se encontra assintomático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.