Análise espacial do uso e cobertura das terras no município de São Gabriel-Bahia, 2007 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0046

Palavras-chave:

Geotecnologias, Agricultura irrigada, Caatinga

Resumo

Em escala Global, as mudanças no uso da terra e na cobertura vegetal estão ocorrendo de forma acelerada. No Brasil, o processo de exploração agropecuária constitui a maior força de alteração no Uso e Cobertura das Terras, realidade não diferente na região semiárida, onde se localiza o município de São Gabriel, área onde foi desenvolvida essa pesquisa, caracterizada por intenso uso dos recursos naturais. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar as mudanças no Uso e Cobertura das Terras no município de São Gabriel entre os anos de 2007 e 2018. Para tanto, algumas etapas foram desenvolvidas, como: construção de um banco de dados em ambiente SIG, dados vetoriais e raster, georeferenciamento de poços tubulares, Processamento Digital de Imagens (PDI), sendo utilizadas imagens de satélite TM/Landsat-5 e OLI/Landsat-8, e realizou-se a classificação supervisionada por região das mesmas, gerando os mapas de Uso e Cobertura das Terras para o período supracitado. Realizou-se trabalho de campo para a validação da classificação com o método da Exatidão Global. Os resultados apontam que a modernização da agricultura de sequeiro alcançou altos índices de produtividade entre as décadas de 1970 e 1980, mas em contrapartida potencializou o desmatamento da vegetação de caatinga e aumentou o solo exposto com estágio avançado de degradação, provocando perca de produtividade nesse setor agrícola. A partir de então, os cultivos irrigados tornam-se frequentes, o que tem levado a um aumento na perfuração de poços tubulares, ampliando as áreas irrigadas. A pesquisa mostrou as mudanças ocorridas entre os anos de 2007 e 2018: aumento de 1,65% da Agricultura Irrigada, e redução da Cobertura Vegetal em -0,8%, e Agropecuária-Solo Exposto em -1,1%. Corpos D’Água, Afloramento Rochoso e Área Construída aumentaram suas áreas em 0,08, 0,1 e 0,25 %, respectivamente. Os trabalhos de campo, conjugados às análises dos dados gerados da classificação das imagens, possibilitaram concluir que a agricultura de sequeiro e a pastagem ainda configuram como sendo o principal meio de alteração da vegetação de caatinga na área de estudo, mostrando que essa supressão da cobertura vegetal ao longo dos anos tende a contribuir com o escoamento superficial das águas e redução da capacidade de infiltração do solo, aumentando os processos erosivos, principalmente nas encostas no vale do Rio Jacaré e no planalto cárstico da Sub-bacia do Baixão de Gabriel, provocando o assoreamento dos canais de drenagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagne Batista de Abreu, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialização em Geografia Física pela Universidade Candido Mendes e Mestrado em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com experiência nas subáreas de Geografia Física, Ambiental e Geotecnologias.

Elane Fiúza Borges, Universidade Estadual de Feira de Santana

É graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (2005) e mestre na área de Geotecnologias pelo programa de pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela UEFS (2008). Doutora na área de Geoprocessamento e Análise Ambiental pelo programa de pós-graduação em Geociências Aplicadas da Universidade de Brasília (UnB). Nos trabalhos que desenvolve utiliza as Geotecnologias, tais como o sensoriamento remoto, processamento digital de imagens (PDI) e sistemas de informação geográfica (SIG). Foi professora assistente da Universidade Federal da Bahia-UFBA, lotada no Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável-ICADS, Barreiras-BA, onde ministrou aulas das disciplinas de Cartografia Sistemática e Temática, Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento