Produção de mudas de pequizeiro sob diferentes métodos de quebra de dormência
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0014Palavras-chave:
Caryocar brasiliense, Propagação de planta, Fitohormônio, CerradoResumo
A produção de mudas de pequizeiro (Cariocar brasiliense) por meio de sementes é afetada diretamente pela presença de dormência. Em função disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar técnicas de quebra de dormência de unidades de dispersão (putâmen) de pequi, utilizando métodos mecânicos (escarificação) e tratamento fitohormonal com ácido giberélico. Para tal, instalou-se em viveiro um experimento com delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3x3 e quatro repetições. Os frutos foram coletados maduros logo após sua queda. Retirou-se o epicarpo e mesocarpo, obtendo o putâmen. Os tratamentos consistiram na utilização de putâmens escarificados e não escarificados, imersos por 96 horas em solução de ácido giberélico nas doses de 1, 2 e 3 g dm-3. Após o surgimento da primeira plântula, determinou-se o tempo médio de emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência e o percentual de emergência. As doses de ácidos giberélicos influenciaram na porcentagem de germinação, independentemente do método de escarificação, sendo as doses de 2 e 3 g.dm-3 que proporcionaram melhores resultados. Os tratamentos com escarificação em 1 e 2 faces da semente proporcionaram melhores resultados de percentagem de germinação, em comparação ao não escarificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.