Identificação de áreas prioritárias para conservação da avifauna na bacia hidrográfica do rio una, Ibiuna/SP

Autores/as

  • Jomil Costa Abreu Sales Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Darllan Collins da Cunha e Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0011

Palabras clave:

Geoprocessamento, indicadores ambientais, biodiversidade, avifauna.

Resumen

A fragmentação de habitats e o isolamento de populações é uma das ameaças mais sérias à biodiversidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia de identificação de áreas de risco à biodiversidade utilizando a avifauna e técnicas de geoprocessamento. Para isso, foi gerado o Indicador de Exposição Antrópica (IEA) a partir do Índice de Circularidade (IC) e Índice de Efeito de Borda (IEB), além da utilização dos Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), Densidade de drenagem e indicadores da abundância e riquiza da avifauna para a análise de fragmentos florestais. Os resultados de IC e IEB mostraram que os fragmentos possuem, em sua maioria, forma muito alongada e pressão antrópica moderada. O inventário da avifauna mostrou 147 espécies, com abundância de 9025 indivíduos. Desta forma, com o cruzamento das variáveis, foi obtido o mapa de risco da avifauna, identificando os fragmentos 12 e 15 como de menor risco à perda da biodiversidade. Com relação às áreas de alto risco, foram identificados os fragmentos 4, 5 e 7. Esses fragmentos possuem baixa qualidade vegetal, baixa biodiversidade além de sofrer grande pressão antrópica. O entorno desses fragmentos é composto por áreas de agricultura, pastagens e edificações rurais, o que pode acelerar o processo de perda da biodiversidade. Os demais fragmentos foram classificados como de médio risco. Por fim, este trabalho permitiu classificar a atual situação de fragmentos florestais na bacia do Rio Una, auxiliando os gestores públicos na tomada de decisão e planejamento ambiental sustentável destes fragmentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jomil Costa Abreu Sales, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Ciência Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP (2015) e atualmente é Doutorando pelo Programa de Ciências Ambientais pela UNESP. Fez doutorado sanduíche pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL/FCT. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente com os Sistemas de Informação Geográfica como ferramentas para gestão ambiental, desenvolvimento de indicadores ambientais e sociais.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutorado em Ciências Ambientais pela UNESP - Campus de Sorocaba. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição do Ar, Mapeamento Cartográfico, Gestão de Bacias Hidrográficas e Indicadores Ambientais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dispersão de Poluentes Atmosféricos, Gestão de Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Tem experiência na coordenação e participação em projetos de pesquisa e extensão aprovados em IES e empresas privadas. Participou da Oficina de Elaboração e Revisão de Itens do Enade 2017 para Engenharia Ambiental. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Sorocaba, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação e coordena o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental.

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP) e no Programa da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas (UNICAMP) - Área de Concentração em Saúde Coletiva e Preventiva Social. 

Publicado

2017-09-14