Indicadores para a avaliação de projetos de saneamento

Autores/as

  • Vanessa Ribeiro Campos Universidade de São Paulo
  • Edson Walmir Cazarini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0013

Palabras clave:

planejamento de projetos, sistemas de água, sistemas de esgoto

Resumen

O Estado possui a responsabilidade de garantir o atendimento de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a sociedade. O planejamento de projetos de saneamento é essencial, pois está vinculado à melhoria da qualidade de vida da sociedade. Seus empreendimentos possuem grande repercussão social, além gerar impacto no meio ambiente, na saúde e no desenvolvimento urbano. As múltiplas interfaces de um projeto tornam complexa a decisão sobre o planejamento de projetos em saneamento. Essa decisão deve ser tomada em consonância com estudos técnicos, econômico-financeiros, sociais, ambientais, políticos e também legais. Em decorrência, o objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise dos indicadores aplicados no planejamento em projetos de água e esgoto sob múltiplas dimensões. Foi realizado um amplo estudo bibliográfico, com mais de cinquenta publicações internacionais e nacionais, com a finalidade de conhecer os indicadores utilizados para resolver problemas em projetos de sistemas de água e esgoto. A pesquisa contribui apoiar decisões para o planejamento integrado de projetos de saneamento considerando múltiplas dimensões. Os resultados do estudo são importantes para subsidiar profissionais, gestores, técnicos, especialistas e estudiosos do setor para uma visão para a gestão de políticas públicas de saneamento, deste modo o planejamento passa a contar com informações precisas com objetivos bem definidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Ribeiro Campos, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Administradora de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2011). Professora do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil. Pesquisadora da linha de Gerenciamento de Empresas de Construção com atuação nas seguintes áreas: gerenciamento da construção civil, sistemas de apoio à decisão, gerenciamento de projetos, planejamento e controle da produção, logística da construção e gerenciamento de riscos.

Edson Walmir Cazarini, Universidade de São Paulo

Edson Walmir Cazarini é graduado em Engenharia Mecânica (1971), mestre em Ciências da Computação (1976) e doutor em Engenharia Mecânica (1992), todos, pela Universidade de São Paulo. É docente, pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, nas seguintes áreas: Sistemas de Apoio à Decisão, Modelagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Processos de Ensino-Aprendizagem em Engenharia, com foco na Tecnologia da Informação e Sistemas Complexos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação, Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Modelagem Organizacional, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ambiente de Aprendizagem e Aprendizagem Colaborativa.

Publicado

2017-08-13