A Educação Ambiental como instrumento para a adoção da Gestão Ambiental: o perfil de pequenas empresas do setor comercial de Aracaju

Autores/as

  • Luis Claudio dos santos Bastos Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Roseli Pereira Nunes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.002.0016

Palabras clave:

Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Pequenas Empresas

Resumen

O presente estudo procura verificar se o nível da educação ambiental dos gestores de organizações localizadas no centro comercial da cidade de Aracaju (SE), selecionadas para este, tem haver com a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano destas pequenas empresas. O foco direcionou-se para as empresas de tal porte, pois, é notória sua importância para a economia local principalmente no que se refere à empregabilidade. Trata-se de um estudo de natureza mista, onde foi aplicado um questionário e entrevista aberta com os gerentes das organizações. Por fim, após analise dos dados coletados, evidenciou-se que o nível de educação ambiental (EA) dos envolvidos é baixo e que as práticas ambientais adotadas também não são bem fundamentadas, assim como pouco eficazes. Desta feita, podemos associar que uma EA é de fundamental importância para um gestor incentivador de atos ambientalmente corretos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Claudio dos santos Bastos Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Graduado em Administração Bacharelado (UFS), Técnico em Atividades Comerciais (SEED/SE) e Web Design (SENAI/SE) e aluno do terceiro período do Técnico em Marketing (SEED/SE). CEO da Empresa Dynami Consultoria Acadêmica, organização responsável pela revisão de trabalhos acadêmicos, livros, artigos para jornais e revistas, e textos publicitários. Atuei como editor da Revista Brasileira de Administração Cientifica (Qualis B3), da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (Qualis B1), e Revistas Natural Resources e Nature and Conservation (Qualis B4). Atuei como pesquisado na Gestão de Pequenos Negócios (UFS), como instrutor de cursos livre e atualmente venho desenvolvendo pesquisas em Inteligência Competitiva e inovação.

Roseli Pereira Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema/Sergipe, graduada em Comunicação Social/ Radialismo , graduanda em Comunicação Social/Jornalismo, especialização em Escola e Comunidade, ambas pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisas Pibic desenvolvidas nas temáticas Saberes e Práticas Pedagógicas e Educação e Comunicação.

Publicado

2016-06-25