Mudanças Paradigmáticas e Educação Ambiental: concepções socioambientais da contemporaneidade

Autores/as

  • Luis Claudio dos Santos Bastos Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Roseli Pereira Nunes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0009

Palabras clave:

Educação Ambiental, Mudanças Paradigmáticas, Meio Ambiente

Resumen

As crises socioambientais da modernidade, sejam de caráter social, ambiental ou econômicos, agravadas pelo modelo capitalista de produção e consumo dominantes, instigam as sociedades pela busca de caminhos que aumentem o equilíbrio das relações entre o homem e a natureza e diminuam as iniquidades sociais. Nesta perspectiva, destaca-se que tais processos dependem de mudanças paradigmáticas que reflitam valores éticos abrangentes e que tem na educação ambiental uma forte aliada, ao incentivar a reflexão critica e a participação dos sujeitos diante das políticas públicas. Conforme análise de literatura pertinente à temática, a legislação brasileira vem dando apoio formal à educação ambiental, mesmo que na prática ela não seja prioridade. Desta feita, é possível afirma que o momento é de importantes mudanças paradigmáticas no que se refere à relevância atribuída à educação ambiental, no entanto, a efetivação prática de ações ainda esta aquém das reais necessidades das sociedades contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Luis Claudio dos Santos Bastos Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe e Técnico em Atividades Comerciais (2014), Web design pelo SENAI (2009). pesquisador na área de tecnologia da informação.

Roseli Pereira Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema/Sergipe, graduada em Comunicação Social/ Radialismo , graduanda em Comunicação Social/Jornalismo, especialização em Escola e Comunidade, ambas pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisas Pibic desenvolvidas nas temáticas Saberes e Práticas Pedagógicas e Educação e Comunicação.

Publicado

2016-02-12