Análise das externalidades na produção de serviços pela perspectiva do modelo de produção mais limpa

Autores/as

  • Luciano Ferreira da SILVA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Pedro Fernandes Saad Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.6008/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0002

Palabras clave:

Externalidades, Produção mais Limpa, Cleaner Production, Produção., Produção Mais Limpa, Serviço, Produção

Resumen

Este artigo tem por objetivo descrever como a aplicação da perspectiva de Produção Mais Limpa (PML) interfere na visão das externalidades advindas de um processo de produção de serviços. Para tanto, buscou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, ou seja, com base em pesquisa bibliográfica e documental construiu-se as categorias de análise e posterior construção de um esquema para a avaliação do fluxo da produção de serviços. Nesse caso utilizou-se para o estudo a prestação de serviços de recebimento de faturas por uma instituição bancária. Ao tratar desse processo sob a perspectiva de PML verificou-se a existência de externalidades antecedentes e consequentes positivas ao se adotar o sistema eletrônico de pagamentos de faturas. A contribuição desta perspectiva é que ao utilizar o método de PML pode planejar a produção de serviços de forma mais sustentável, pois a visão da criação e produção de forma sistêmica e circular pode evidenciar o papel de cada agente nos três níveis propostos neste processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Ferreira da SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em administração em andamento na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos e graduado em Administração de Empresas. Docente e pesquisador no Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e treinamentos. Autor do livro "Revoluções Legais - a advocacia e a política brasileira", além de outros trabalhos acadêmicos na área de operações, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Arnoldo José de Hoyos Guevara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society (www.wfs.org), e do Projeto Milênio (www.millennium-project.org) rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais , e publica seu informe State of The Future (http://www.millennium-project.org/millennium/publications.html ) publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP (www.nef.org.br) e da ONG educacional Gira Sonhos (www.girasonhos.org.br). É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade. É responsável no Brasil pela organização dos International Conferences on Innovation and Managment ICIM ( www.pucsp.br/icim ) em colaboração com equipes de Universidades da China, Japão, Holanda, Finlândia e Malásia ; bem como editor responsavel pelo Journal on Innovation and Sustainability ( http://revistas.pucsp.br/risus). Coordenador da Catedra Ignacy Sachs de Desenvolvimento Sustentável da PUCSP e membro da diretoria e fundador da Rede Iberoamericana de Prospectiva - RIBER.

Pedro Fernandes Saad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cursando o Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (início 2013). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Em sua atuação profissional, é sócio-fundador e administrador da Editora Brasileira de Arte e Cultura (www.editorabrasileira.com.br). No Direito, suas principais especialidades são: Relações Civil, Comercial, de Consumo e Educacional.

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (2003), mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2008), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba(UNIMEP), com o estudo "Proposição do modelo PLM-PV3G para gestão do ciclo de Vida de Produtos". Atualmente é consultor na empresa Indra Consulting, atuando no cliente Mapfre como Administrador de dados e gestão de qualidade. Também é professor de graduação e Pós-graduação (Mestrado em Administração na Universidade Ibirapuera), atuando nas disciplinas Gestão do Conhecimento e Métodos Quantitativos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades de prática, Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Métodos Quantitativos Aplicados a Administração e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos.

Publicado

2016-01-20