A conscientização e a percepção pós-consumo de produto tóxico na visão dos consumidores

Autores/as

  • Letiane Streck Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0001

Palabras clave:

Sustentabilidade, Leis, Responsabilidade Socioambiental, Conscientização

Resumen

As lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas econômicas, sofreram ampliação em sua fabricação e consumo nos anos 2000, devido ao programa de redução energética do governo brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que o consumo deste produto crescia, poucas legislações e informações versavam a respeito de seu destino pós- consumo. O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com a população santa-mariense participante da 26º Edição da FEISMA – Multifeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste trabalho consistiu fundamentalmente em investigar as práticas de descarte e o nível de consciência dos consumidores em relação ao resíduo sólido lâmpada fluorescente. Foram inclusos no estudo, variáveis relacionadas ao grau de consciência ambiental, atitudes em relação à destinação sustentável, periculosidade e toxidade dos componentes e o nível de conhecimento de leis e empresas que recolhem este produto. Os resultados apontam um considerável nível de consciência entre os participantes, porém baixo nível de conhecimento de leis e práticas adequadas de destinação final.

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Biografía del autor/a

Letiane Streck, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, inovação, resíduos sólidos, legislação, logística reversa, estratégia, meio ambiente e cooperativas.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na gestão pública universitária e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social.

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração PPGA/UFSM. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Regional Integrada - URI (2011). Graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada - URI (2010). Professor Assistente do Magistério Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Coletivas - GESCOOL. Diretor executivo da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas - RGC (http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/rgc). E-mail (admlucasveiga@gmail.com)

Publicado

2014-01-31

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