Una década de investigación etnobotánica en la Amazonía legal: ¿qué más se puede hacer?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0021

Palabras clave:

Escenarios socioculturales, Etnoconocimiento, Bosque tropical, Instrumentos de gestión, Plantas útiles

Resumen

Los grupos tradicionales en la Amazonía poseen formas particulares de ocupación, uso de recursos, generación de servicios y transmisión de conocimientos de valor sustancial para su supervivencia. El objetivo de este trabajo fue analizar los escenarios, desafíos y perspectivas de los estudios etnobotánicos en la Amazonía Legal a través de bibliografías y experiencias del Grupo de Investigación 'Estudios Interdisciplinarios en Botánica' (GPEIB), de la Universidad Estatal de Pará, en un intento de reflexionar sobre los diferentes enfoques propuestos en estas singularidades culturales. Las 63 bibliografías consultadas abarcan los años 2008 a 2018, siendo obtenidas con 5 palabras-clave asociadas al término Amazonía en las plataformas SciELO, ScienceDirect y Google Scholar. Las experiencias del GPEIB contribuyeron con información relacionada al tema en el período de 2010 a 2018, desarrolladas en seis municipios de Pará. Se observó que las plantas desempeñan funciones y valores en la vida social de las comunidades. Los datos de la investigación mostraron incipientes esfuerzos intelectuales para aproximarse a la colectividad y generar apoyo pedagógico, jurídico y cultural, que pueda ser aplicado como dispositivos legales, formales e institucionalizados. Se carece de diagnósticos participativos para cada grupo investigado, que estén enfocados en la elaboración de mapeos sociales que auxilien a estos grupos a incrementar sus sistemas productivos y a combatir la explotación de sus territorios y la violación de sus formas de vida.

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Biografía del autor/a

Flávia Cristina Araújo Lucas, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará e Mestrado em Agronomia, Área Biologia Vegetal Tropical, Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutorado em Ciências Biológicas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Núcleo Biologia Tropical e Recursos Naturais, Manaus-AM. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de de Farmácia, Observatório Interação Planta-Medicamento, Universidade de Coimbra, Portugal. Na Universidade do Estado do Pará (UEPA) é Professor Adjunto IV, e Professora Permanente dos Programas de Pós Graduação Stricto Senso - Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais e Mestrado em Ciências da Religião. É professora colaboradora do Programa de Doutorado em Rede, Bionorte. É curadora do Herbário Profa. Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS), no qual desenvolve atividades em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (Coordenação de Botânica) e Embrapa Amazônia Oriental. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Interdisciplinares em Botânica". Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Botânica (Coleções Botânicas, Sistemática, Taxonomia e Morfologia), Etnobiologia e Etnobotânica, Etnofarmacologia, Bioculturalidade, Manejo dos Recursos Naturais e Ecossistemas. 

Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho, Universidade do Estado do Pará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, PPGECM/UFPA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA/UEPA. Pós-graduando lato sensu em Docência do Ensino Superior, UNINASSAU; e Fisiologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde, ESTÁCIO DE SÁ. Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, UEPA. Atualmente, é professor da Faculdade Estácio de Belém nos cursos das áreas da saúde, ministrando as disciplinas: Biologia Celular e Genética; Histologia e Embriologia; e Anatomia dos Sistemas Orgânicos. Participa das ações dos Grupos de Pesquisa "Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não-Formal" e "Estudos Interdisciplinares em Botânica", ambos vinculados à UEPA. Coordena o Projeto de Extensão Social intitulado "Educação Alimentar e Nutricional: a construção de materiais didáticos para orientar hábitos alimentares de escolares e universitários", na Faculdade Estácio de Belém. Áreas de interesse: Ensino de Biologia; Educação Ambiental; Educação em Saúde; TICs; Formação de Professores; Etnociências; e Psicologia Social e Ambiental.

Seidel Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Diretor de Desenvolvimento a Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará-UEPA, Engenheiro Agrônomo( Faculdade de Ciências Agrárias do Pará /FCAP-1999), Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte (UFPA). Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), atua no curso de Curso de Engenharia Florestal, Curso de Licenciatura Intercultural Indígena- NUFI (Núcleo de Formação Indígena/UEPA ), Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Indígena (Mestrado profissional) e Professor permanente Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (Mestrado Acadêmico). Sou membro do grupo de pesquisa " Estudos interdisciplinares em Botânica", desenvolvo pesquisas nas áreas de Biotecnologia Florestal, Tecnologia de sementes Florestais, Metabolômica, estudo de compostos bioativos de plantas, Biodiversidade e conservação. Na gestão atuei na na Coordenação Geral do Campus VIII da Universidade do Estado do Pará em Marabá (2009-2013), Membro do Conselho Universitário -CONSUN (2012-2014). 

Maria Antonia Ferreira Gois, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Biologia pela Universidade do Estado do Pará. Mestra em Ciências Biológicas/ Botânica Tropical - Museu Paraense Emilio Goeldi/UFRA. Integrante do grupo de pesquisa "Estudos interdisciplinares em Botânica" no Herbário ProfªDrª Marlene Freitas da Silva (MFS), onde desenvolve pesquisas em Botânica, Etnobotânica e áreas afins sob orientação da ProfªDrª Flávia Cristina Araújo Lucas. 

Victor Miranda Leão, Universidade Federal do Pará

Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará, na qual desenvolve estudos com agrobiodiversidade, socioeconomia e cultura alimentar em comunidades quilombolas e integra o projeto "Comida de quilombo no Brasil: saberes, práticas alimentares e experiências em contextos do Sul, CentroOeste e Norte". Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia na Universidade do Estado do Pará. Colaborador do grupo Estudos interdisciplinares em Botânica atuando no Herbário Drª Marlene Freitas da Silva - MFS, desenvolvendo estudos e pesquisas com biodiversidade vegetal, taxonomia vegetal (angiospermas), gerenciamento de dados e coleções botânicas, fitogeografia, morfologia, bioculturalidade (etnobotânica) e ensino.

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Publicado

2021-02-17