Study of CO2 flux and soil carbon in northern Pantanal, Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0004

Palabras clave:

Ecosystem Dynamics, Tropical Soils, Wetland

Resumen

The determination of greenhouse gas emissions from wetlands are of great interest given the biogeochemistry these areas exhibit. We measure soil CO2 concentration and monthly fluxes on a tree island of the Northern Pantanal of Mato Grosso, Brazil, and estimate the role of soil as a carbon source or sink during high tide, low tide, flooding, and drought seasons. The average value of the CO2 fluxes in the wetland soil was 0.54 ± 0.30 g (CO2)·m- 2·h- 1 with the soil acting as a carbon source at -9.11 ton.·ha-1 over the one year cycle. Soil CO2 fluxes were significantly correlated with soil moisture and temperature at 5 cm depth. Soil CO2 concentrations reached more than 100 ppm. Soil carbon stocks did not correlate significantly with variables in this study, suggesting that non-measured variables can influence soil carbon dynamics.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osvaldo Borges Pinto Junior, Universidade de Cuiabá

Possui pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso (2014), doutorado em Agricultura Tropical (2009), mestrado em Física e Meio Ambiente (2007), especialização em Ecologia do Cerrado (2005), graduação em Licenciatura Plena em Biologia (2003). É Professor da Universidade de Cuiabá (UNIC) e Coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências Ambientais da UNIC, atua também como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Física Ambiental da UFMT. Possui experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em Ecologia aplicada a modelagem ambiental, atuando principalmente nos temas: Bioclimatologia; Modelagem e Dinâmica de Ecossistemas; Evapotranspiração e Produtividade Primária; Carbono no Solo; Modelagem de Trocas de Energia entre Superfície Vegetada e Atmosfera; Dados Micrometeorológicos e Ciclagem de Nutrientes. É revisor ad-hoc de revistas científicas nacionais e tem cooperação internacional com a California State University, San Marcos e com a University British Columbia, Vancouver.

Eduardo Guimarães Couto, Universidade Federal do Mato Grosso

onomia na Universidade Federal de Viçosa (Viçosa-Minas Gerais) de 1975 a 1979. Obteve mestrado na mesma universidade sobre Caracterização, Gênese e Uso. dos Solos do Agricultores do Alto Vale do Rio Arrojado, Bahia em 1984. Em 1985, iniciou seu trabalho no Estado de Mato Grosso na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (EMPA-MT), realizando estudos em Levantamento de Solos relacionados ao PROGRAMA POLONOROESTE . Em 1986, foi Coordenador do Zoneamento Agroecológico do Sudoeste do Estado do Mato Grosso. A partir de 1987 assumiu o cargo de Professor da Universidade Federal de Mato Grosso, ministrando cursos de Classificação de Solos e Conservação do Solo para os cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e Solo Tropical para Mestrado. Em 1997, obteve seu PhD sanduíche na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Instituto Internacional de Pesquisas Aeroespaciais e Ciências da Terra (ITC-Holanda). De 2010 a 2011, ele realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de British Columbia (UBC), trabalhando com biogeoquímica de carbono. De 2016 a 2017, ele realizou pesquisa de pós-doutorado na ESALQ_USP trabalhando com os efeitos da umidade do solo na emissão de gases de efeito estufa relacionados à aplicação de biochar. Desde 1997, realizou vários estudos relacionados à gênese e classificação de solos de zonas úmidas do Pantanal Mato-grossense, variabilidade espacial do solo aplicada na Agricultura de Precisã, emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas não perturbados e análise do ciclo de vida da agricultura do Mato Grosso.

Descargas

Publicado

2018-09-24

Artículos más leídos del mismo autor/a