Óleos essenciais no controle de carunchos (coleoptera: chrysomelidae: bruchinae) do feijão armazenado: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0039Palabras clave:
Controle alternativo, Acanthoscelides obtectus, Zabrotes subfasciatus, Callosobruchus maculatusResumen
O Brasil é um grande produtor de grãos, sendo assim, é imprescindível o conhecimento de alternativas sustentáveis para o controle de pragas nos grãos armazenados, que são responsáveis por severas perdas. Este estudo de revisão objetivou reunir informações atualizadas sobre a atividade inseticida de óleos essenciais de plantas no controle de carunchos do feijão armazenado. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das bases eletrônicas, Google acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. As palavras-chave pesquisadas foram ‘Pragas de feijão armazenado’, ‘Carunchos’, ‘Controle de pragas’, ‘Óleo essencial’, 'Acanthoscelides obtectus’, ‘Zabrotes subfasciatus’, ‘Callosobruchus maculatus’, ‘Fumigação’, ‘Contato’, ‘Repelência’, ‘Atividade inseticida’, ‘Sementes de feijão’, ‘Viabilidade e Qualidades fisiológicas’, sendo estes termos também pesquisados em inglês nas primeiras dez páginas do artigo. Após as etapas de busca, exclusão e leituras dos artigos selecionados, estes foram organizados em tabelas que evidenciam as espécies vegetais utilizadas, método de utilização do óleo essencial sobre os insetos e a referência do trabalho, em ordem cronológica crescente, de 2010 a 2020. No total foram selecionados 46 artigos que atenderam aos critérios da pesquisa, considerando as três espécies de carunchos pesquisadas. Os resultados apontam que o óleo de Sálvia officinalis foi mais eficiente frente ao A. obtectus e o de Zanthoxylum zanthoxyloides mais eficiente para fumigação. Para o Z. subfasciatus os óleos de de Baccharis trimera, Cymbopogon winterianus e Pimpinella anisum apresentaram maior eficiência por fumigação, e junto a Myrocarpus frondosus, apresentaram alto efeito repelente e atividade ovicida/larvicida. Para o C. maculatus, o óleo com maior potencial em menores concentrações é o da espécie Mentha piperita. Conclui-se que a utilização dos óleos essenciais em sistemas de manejo integrados de pragas do feijão é positiva, visto as vantagens que apresentam. Entretanto, deve-se verificar se a viabilidade das sementes tratadas com óleos essenciais não são afetadas, bem como devem ser avaliados seus riscos à saúde humana, animal e sua influência na produtividade das culturas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.