Undergraduate courses in environmental sciences in Brazil: a comparative curricular analysis

Authors

  • Letícia Moreira Viesba Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Luisa Vietti Bitencourt Université de Caen
  • Zysman Neiman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0017

Keywords:

Curricular Guidelines, Environmental Sciences, Interdisciplinarity

Abstract

Environmental science is relatively recent in the epistemological and methodological scenario of the sciences considered traditional (Exact, Human and Nature), as well as the undergraduate courses that carry this nomenclature. Due to the recent performance of these courses in Brazil, and the absence of Basic Curricular Guidelines (BCG) for this course, this work aims at a comparative curricular analysis of the Environmental Science courses in Brazil. The disciplines, their workloads and approaches were compared between universities and in the different areas of knowledge according to CNPq. It was observed that the hours varied between the ten universities that offer the course, both the total workload, from 4012 hours (Unifesp) to 2400 (UFMG), as well as the hourly loads of the disciplines in the large areas, showing the differences of approaches Of universities. With this analysis it can be understood that despite the absence of the BCG, there is a similarity regarding the large areas of knowledge addressed, and the profile of the egress who seeks to have an interdisciplinary formation with transdisciplinary approaches, and the differences between the universities also Showed important in such a way that they show their singularities and focuses following precisely the proposal of flexibilization of the Law of Directives and Bases of National Education (LDB).

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Author Biographies

Letícia Moreira Viesba, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bolsista CAPES, Graduada em Ciências Ambientais pela Unifesp. Consultora técnica da empresa de Consultoria e Projetos Viesba & Viesba e técnica no Programa Escolas Sustentáveis. Já foi prestadora de serviços, na função captadora de recursos na empresa Greenpeace Brasil. Realizou a pesquisa de iniciação científica "Análise Comparativa dos Cursos de Graduação em Ciências Ambientais no Brasil" financiada pelo CNPq no edital 2014-2015 de iniciação científica. Participou da pesquisa: "Estudo de Geração em Ciclo Combinado a partir de Biogás e Resíduos Sólidos" financiada pela Aneel/Petrobrás durante o ano de 2016. Participa como técnica do Programa Escolas Sustentáveis (PROEX/ Unifesp, PNT/Capes) . Desenvolveu o projeto de iniciação à gestão: "Gestão de resíduos sólidos nas unidades acadêmicas do campus Diadema da Unifesp: uma abordagem sintonizada à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) BIG/PRAE Unifesp.

Ana Luisa Vietti Bitencourt, Université de Caen

Graduada em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987). Mestrado em Geociências, Centro de Estudos Costeiros e Oceanográficos - CECO - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Doutorado em Geografia Física -Laboratoire Morphodynamique Continentale et Côtière (M2C), Unité Mixte de Recherche (UMR) - CNRS - Université de Caen Normandie (UNICAEN)- France (1998). Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Foi Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Ciências Biológicas entre 2007 a 2016. Coordenou a elaboração do projeto pedagógico do Curso Bacharelado em Ciências Ambientais - Reuni Unifesp, foi coordenadora do Curso Bacharelado Ciências Ambientais entre junho 2009 a junho de 2013. Chefe do Departamento de Ciências Ambientais a partir de 2017. Experiência na área de Geociências e geologia do Quaternário. Pesquisadora e docente do Programa Interunidades de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada, linha de pesquisa Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental: Análise e evolução de paisagens Quaternárias e atuais - mapeamento, geoprocessamento e análise de indicadores ambientais/paleoambientais (palinologia), geoarqueologia.

Zysman Neiman, Universidade de São Paulo

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). É Eletrotécnico formado pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) e Técnico em Energia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atualmente é Pesquisador e Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde foi coordenador (2014-2016) e atua como professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais. É pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - PPGAAI, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA, ambos no campus Diadema da Unifesp. É coordenador do Comitê de apoio à implantação do Instituto das Cidades - Unifesp câmpus Zona Leste. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar. Também atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar e é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS). Foi eleito para o Conselho Municipal de São Paulo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur). Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1), e da Revista Brasileira de Educação Ambiental (Qualis B2). Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo, Ética e Meio Ambiente, Ecologia Humana, Unidades de Conservação,Terceiro Setor, e Ambientalismo.

Published

2017-08-14