Estimation of erosion by Universal Soil Loss Equation in Santa Rita’s basin

Authors

  • Ivana Kruger Tuchtenhagen Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Peske Hartwig Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Maria Cândida Moitinho Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Liane Rodrigues de Lima Universidade de São Paulo
  • Thais Palumbo Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Stefan Domingues Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0009

Keywords:

Conservation, Basin, Conservation Practices

Abstract

The current focus of research about the environment has been on soil and water and conservation of natural resources, aiming at reducing anthropic impacts, in order to make their use sustainable. In this context, the basin has been used as a geographic region in hydrological studies, being considered as an environmental unit, which makes it possible to deal with the components and dynamics of the interrelationships necessary for environmental planning and management. The aim of this research was to estimate soil loss by water erosion using the Universal Soil Loss Equation (USLE) for Santa Rita basin, localized in the Arroio Moreira Fragata Basin, in Pelotas, RS. In most of the basin, soil losses of less than 10 Mg ha-1, considered as small, but in some areas it losses were 50 Mg ha-1, being classified as moderate to medium. Santa Rita basin can be considered low susceptibility to water erosion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivana Kruger Tuchtenhagen, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Edução, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2012), Mestrado em Ciência, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água, pela Universidade Federal de Pelotas (2015), Especialista em Química Ambiental pelo Instituto Federal de Edução, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2016), atualmente é Doutorando do Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, sob orientação da professora DRª Cláudia Liane Rodrigues de Lima e co-orientação da professora DRª Maria Cândida Moitinho Nunes.

Marcelo Peske Hartwig, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Graduado em Engenheria Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Doutor em Ciências obtido no Programa Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ - USP (2010). Atualmente estou como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFsul em Pelotas-RS do Curso Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo, Recursos Hídricos, Topografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocerssamento.

Maria Cândida Moitinho Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheira Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas - RS (1999), Mestre em Agronomia/Física do Solo pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2002) e Doutora Ciência do Solo/PPG Ciência do Solo (Erosão e Conservação do Solo), Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora Adjunta do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM)-Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenadora adjunta do Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água. Professora das disciplinas de Manejo e Conservação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas. Tem experiência nas áreas de Agronomia, Engenharia Agrícola e Geociências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: erosão hídrica, manejo e conservação do solo e da água, física do solo, recuperação de áreas degradadas e climatologia agrícola.

Cláudia Liane Rodrigues de Lima, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel (1997), Mestrado em Agronomia na área de Ciência do Solo, pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Doutorado em Agronomia na área de Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade de São Paulo, USP (2004) e Pós Doutorado em Ciência do Solo, pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2006). De Maio de 2006 a Agosto de 2008 foi pesquisadora visitante, convênio Petrobras/Fapeg/Embrapa. Dentre os projetos em que atuava estão: Resíduos de carvão: Potencial agronômico e impacto ambiental do uso como insumo na agricultura e Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar, convênio Embrapa - Petrobrás. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, ministra aulas de graduação (Física do Solo e Relações Solo Água Planta) para os cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola. É coordenadora do Curso de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA) e professora permanente, responsável pelas disciplinas de Física do Solo I e II e Tópicos Especiais em Manejo e Conservação do Solo e da Água I e II e ainda colaboradora das disciplinas de Dinâmica da Água no Sistema Solo Planta e Atmosfera e Conservação do Solo e da Água, do PPG MACSA. Adicionalmente, é revisora científica dos periódicos: Ciência Rural, Scientia Agricola, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Agrociëncia, Revista Brasileira de Ciência do Solo, dentre outros.

Thais Palumbo Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Agronomia, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde primeiramente era bolsista de Iniciação Cientifica na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de plantas. Logo, foi monitora da disciplina de Conservação do Solo e Água, e posteriormente bolsista de Iniciação Cientifica na área de Conservação do Solo e da Água, onde desenvolveu o trabalho de conclusão de curso e outros projetos da área. Foi integrante do Núcleo de Estudo em Cência do Solo (NECS). Atualmente é mestranda em Manejo e Conservação do Solo e da Água, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com projeto sendo desenvolvido na área de Física do solo e Conservação do solo e da água.

Stefan Domingues, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Geoprocessamento pela UFPel no ano de 2015. Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia e Sensoriamento Remoto. Atuando nos temas: Estimativa de perda de solo, Zoneamentos edáficos, Fragilidade ambiental e Modelagens digitais de elevação.

Published

2017-08-13