Occurence of archaea in a man-made freshwater reservoir of tropical semiarid region

Authors

  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Mirna Helena Regali-Seleghim Universidade Federal de São Carlos
  • Magnólia Fernandes Florêncio Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carlos Alfredo Galindo Blaha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0001

Keywords:

Bacterioplankton, Archaeoplankton, DGGE

Abstract

This work aimed to analyze seasonal variations in bacterioplankton and archaeplankton community composition and evaluate possible influences of limnological and climatic variables on the prokaryotic communities in the water column of the Armando Ribeiro Gonçalves Dam during three consecutive years. Polymerase Chain Reaction (PCR) and Denaturing Gradient Gel Electrophoresis (DGGE) were were used to analyze the compositions of the heterotrophic prokaryotic communities of the reservoir influenced by alternating periods of rain and drought. Bacterial and archaeal abundance, and DGGE bands richness were influenced by pluviosity, water temperature, and total phosphorus (TP). Principal Component Analysis (PCA) showed strong correlations among these variables. Canonical Correspondence Analysis (CCA) evidenced temporal shifts on bacterial and archaeal community composition, associated with the pluviosity, reservoir volume, water temperature, and prokaryotic density. This suggests the predominance of factors associated to precipitation events on microbial community structure, that is probably composed by persistent and transitory populations wich may influence the environmental quality, including archaeal populations. Highlight of archaeal occurrence in the reservoir opens a new research view for next studies on the interactions of microbial communities and consequences of their activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008); Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFRN (2017-2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Atua e tem experiência nas áreas de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, Microbiologia e Ecologia Microbiana, Ensino de Ciências e Biologia (Ensino de Microbiologia) e Educação para a Sustentabilidade.

Mirna Helena Regali-Seleghim, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação em Licenciatura e bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia de Microrganismos, Biotecnologia ambiental e na área de química de produtos naturais.

Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987, licenciatura; 1988 bacharelado), Especialização em Microbiologia (1995, UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É professora associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos, atuando principalmente em ecossistemas aquáticos do semi-árido norteriograndense. Em uma segunda linha de trabalho e orientação de alunos de pós-graduação, tem pesquisado sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos de Biologia, além de desenvolver trabalhos de divulgação científica e educação ambiental em Região do semi-árido do Rio Grande do Norte, com ênfase na educação biológica para desenvolvimento sustentável.

Carlos Alfredo Galindo Blaha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências pelo Programa de PósGraduação em Genética e Biologia Molecular, Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, Brasil (2001). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ministra aulas em nível de Graduação e de Pós-Graduação nas disciplinas de Bioinformática, Genética de Microorganismos, Microbiologia do Petróleo, Microbiologia Ambiental Aplicada à Biotecnologia , Microbiologia Industrial. Orienta alunos no Mestrado em Ciências Biológicas do Centro de Biociências/UFRN. Em nível de Doutorado co-orienta alunos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo - PPGCEP da UFRN. É pesquisador do CNPq com experiência em Bioinformática, Biofisica Molecular, Biotecnologia, Genômica, Biologia Molecular, Genética de Microorganismos e Metagenômica tendo publicado em periódicos de circulação internacional. Atua em diversos temas relacionados com a aplicação de Biotecnologia no setor Energético, principalmente em Petróleo e Gás e Energias Renováveis. Integra a Base de Pesquisa Sistemas Complexos em Biofísica do DBF-CB/UFRN e também integra a Base de Pesquisa Estresses Ambientais em Plantas e Aplicações Biotecnológicas do DBG-CB/UFRN atuando em principalmente em: "Estudos e Pesquisas in silico de Sistemas Biológicos" visando diversas aplicações biotecnológicas no meio ambiente e saude humana. Também ministra palestras e cursos em eventos nacionais e internacionais no tema de Biotecnologia Aplicada no Setor de Energia e Meio Ambiente e tambem sobre as diversas aplicações da Bioinformática. As principais atividades de Extensão e Divulgação Tecnologica são: a Idealização, Coordenação e Execução do "Brazilian Symposium on Petroleum Biotechnology" - BSPB, evento internacional pioneiro que se realiza na UFRN e que discute e divulga a Aplicação da Biotecnologia no setor Energético promovendo a integração entre a Academia e Indústria em América Latina. Mais recentemente a Idealização, Coordenação e Execução do "PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM BIOINFORMÁTICA (I‐SBEPEB)" , evento nacional pioneiro que se realiza na UFRN e que discute e divulga a Bioinformática na atuação das Universidades e suas diversas aplicações.

Published

2017-05-17