Caracterização dos resíduos sólidos escolares: estudo de caso em uma escola pública estadual, no município de Ponta Porã (MS)
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0004Keywords:
Sustentabilidade, Resíduos Sólidos Escolares, Educação AmbientalAbstract
A maioria das escolas brasileiras ainda não se realiza nenhum tipo de tratamento de lixo, porém existe uma pequena minoria que se preocupa com essa questão e busca soluções adequadas. O presente estudo tem como objetivo caracterizar os resíduos sólidos de uma escola pública estadual do município de Ponta Porã-MS, como subsídio de implementação de propostas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, organizada em um estudo de caso. Os processos para a caracterização dos resíduos sólidos escolares compreenderam a coleta, acondicionamento, pesagem e separação. Foi verificado que a escola produz em média diária 25,47kg de resíduos sólidos, e no detalhamento da composição física destes resíduos, os orgânicos representam 61,5%; outros 14%; papel 12%; plástico 7%; e alumínio 5,5%. No geral, estes valores são consideráveis, contribuindo para universalização de que a sociedade de consumo é realidade em todos os lugares e tais informações servem de subsídio para a educação ambiental.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Ibero-American Journal of Environmental Sciences
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (Brazil CNPJ: 11.221.422/0001-03) the material rights of the published works. The rights relate to the publication of the work anywhere in the world, including rights to renewals, expansions and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. All electronically published works may subsequently be published in printed collections under the coordination of this company and / or its partners. The authors preserve the copyright, but are not allowed to publish the contribution in another medium, printed or digital, in Portuguese or in translation.