BIM and GIS technologies applied to environmental impact analisys during roadway route planning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0054

Keywords:

BIM Technology, Environmental Impact Assessment, Roadway Alignment Planning, GIS, Road Location Alternatives

Abstract

Road infrastructure projects require extensive analysis to meet human needs with a minimal impact on the environment. Environmental Impact Assessment is traditionally applied after the road alternative is determined, however, during the alignment planning there is a need to consider the impacts generated by each alternative, to define the alignment with the least impact. Thus, this paper presents an application of Information Modeling programs in conjunction with Georeferenced Information Systems for Environmental Impact Assessment of road alignment planning studies. Therefore, this thesis aims to verify the applicability of BIM and GIS technologies, through the case study of a segment in BR-135 / BA, between km 207 to 212, in the municipality of São Desidério, Bahia. Different workflows in computer programs of both technologies were applied in the generation of alignment alternatives. The results obtained by the application of BIM and GIS technologies in the alignment optimization, were analyzed in in terms of estimated environmental impact. It was found that GIS technology has the potential for use in impact assessment if used in conjunction with project design, depending on the weights and criteria employed in the optimization. Whereas, the tested BIM technology does not yet have the processing capacity required to evaluate all the environmental restrictions considered in this case study.

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Author Biographies

Alessandra Costa Gosch, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná e Técnica em Construção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestranda em Meio Ambiente Urbano e Industrial na UFPR, cursando especialização em Análise Ambiental na UFPR. Tem experiência nas áreas de planejamento de infraestrutura de transportes e projetos de engenharia de transportes rodoviários, projetos de construção civil, Modelagem de Informações da Construção (BIM) e tecnologias da informação e comunicação aplicadas à projetos de construção civil e infraestrutura. Atua como Analista Ambiental de projetos de infraestrutura no ITTI/UFPR (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade federal do Paraná) pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná. Realiza pesquisas na área de integração de sistemas de modelagem de informações BIM e sistemas de informações georeferenciadas GIS para empreendimentos rodoviários, com enfoque em analises ambientais.

Eduardo Ratton, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná(1978), mestrado em Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles(1981), doutorado em Ciências Aplicadas - Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles(1983) e pós-doutorado pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn(1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estudos Ambientais.

Sandra Mara Pereira de Queiroz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1975) e Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1986). Foi Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Meio Ambiente - PNMA II junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, objeto de Convênio entre o Brasil - Ministério do Meio Ambiente e o Banco Mundial - BIRD. Foi Coordenadora Estadual do Programa de Avaliação de Impactos Ambientais de Barragens, objeto de Convênio de Cooperação Técnica entre o Brasil - ABC e o Governo da República da Alemanha através da GTZ. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de impactos ambientais, gestão do meio ambiente, perícia judicial ambiental, auditoria ambiental, supervisão ambiental de obras de infra-estrutura e ecologia. Vem atuando em Cursos de Especialização de Gestão Ambiental ministrando o módulo de Impactos Ambientais, além de orientar Teses de Mestrado, Monografias de final de curso de Especialização e participação em Bancas de defesas de Tese de Mestrado. É docente do Mestrado Profissionalizante "Meio Ambiente Urbano e Industrial", em execução pela UFPr, Universidade de Stuttgart e SENAI. Atualmente é Sócia Diretora da Empresa de Consultoria Ambiental: LQ Geoambiental, prestadora de serviço na área de gestão ambiental.

Published

2021-02-08

Issue

Section

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento