Community experiences in the contribution of natural hazards management policies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0055

Keywords:

Natural hazards, Slum, Perception, Public policies

Abstract

This work addresses the perspective of communities living in disaster risk areas, and highlights the values advocated and established by the population as pillars to guide more effective risk management policies. The feelings, memories, stories, perceptions and coexistence established between social actors and the threats imposed by the rains, the relief and the condition of social vulnerability are expressed. Understanding community experiences enables contact with social susceptibilities and recognition of the legitimacy of interactions established by social actors with the environment. These findings can indicate elements to minimize conflicts and contribute to a policy of territorial justice. As a data collection tool, a questionnaire was applied to 136 individuals living in areas of mass movements, and 12 in-depth interviews with residents of landslide and flood areas, in a municipality in southern Brazil, followed by content and statistical analysis. The sense of belonging to the site, adaptations and mitigation strategies, the importance of the community network, and the belief in the Divine and disbelief in the institutional structures operating in the field of disasters reflects part of the results of this survey. Social vulnerability is present and the distancing of communities from the strategies adopted by public entities draws attention, demonstrating the failures of management policies in areas at risk. Measures to protect, relocate, control the use and occupation of natural risk areas may mitigate the consequences on the lives of families if the public authorities consider their histories, values and experiences of the communities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Paula Martins, Universidade Feevale

Doutora em Qualidade Ambiental (Universidade Feevale), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ), na área de Análise Ambiental e Territorial. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Meio Ambiente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ( UERGS). Professora na Universidade FEEVALE, nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Ciências Biológicas e Engenharias. Educadora Ambiental do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental, Centro de Ecologia/UFRGS. Lidera o Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade da Universidade Feevale. Experiência em trabalhos e projetos de educação ambiental, sistema de gestão ambiental (ISO 14001) ,gestão ambiental, análise de processos e impactos ambientais no espaço urbano e geografia urbana, riscos e desastres. 

João Alcione Sganderla Figueiredo, Universidade Feevale

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1999), Mestrado em Ciências Sociais (PUC -RS) e Doutorado em Sociologia - Universidad Complutense de Madrid (2008). Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e professor pesquisador da Universidade Feevale no Programa de Doutorado e Mestrado em Qualidade Ambiental e Mestrado em Administração. Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Meio Ambiente, Risco, Vulnerabilidade Social e Ambiental, Industrialização, Exposição Ocupacional.

Teresinha Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutorado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000). Professora titular do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ecologia e Geoquímica Ambiental, atuando na:Gestão de Recursos Hídricos, Hidrogeoquímica e Educação Ambiental. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental desde 2004. Chefe do Departamento de Ecologia nos períodos de 1999-2001, 2001-2003, 2012-2014. Diretora do Centro de Ecologia no período de 2005-2006. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba-RS nos períodos de 2008-2010 e 2010-2013. 

Daniela Müller de Quevedo, Universidade Feevale

Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e Mestre em Matemática na Área de Probabilidade e Estatística pela UFRGS. É professora adjunta da Universidade Feevale atuando na graduação e pós-graduação, com orientações de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. Desenvolve pesquisas na área de monitoramento direcionado a análise da qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos identificando modelos e indicadores de gestão da bacia. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Séries Temporais, Teoria de Valores Extremos e Sistemas de Informações Georeferenciadas (SIG). Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado que realizam análise quantitativa, multivariada e temporal para diagnóstico, avaliação de risco e planejamento ambiental em bacias hidrográficas. Atua no Núcleo de Pesquisa e Estatística (NUPE) da Universidade Feevale desde 2002, que tem como foco pesquisas internas da Feevale (Avaliação Institucional), pesquisas para o público externo (pesquisas de mercado, satisfação, clima, entre outros) e análise estatística para alunos e professores da Universidade Feevale. Consultora CAPES na avaliação de Programas Acadêmicos e Profissionais na área de Ciências Ambientais.

Published

2021-01-14

Issue

Section

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais