User satisfaction with water supply services in rural communities in Boa Esperança, ES, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0027

Keywords:

Rural Sanitation, Community Management, Water Supply, User Satisfaction, Brazil

Abstract

Ensuring access to safe water in rural areas is an objective that remains unattainable in various parts of the world. In Brazil, the scenario is similar, with a high number of rural facilities without adequate water supply. In some rural communities in the city of Boa Esperança, ES, the community water supply management model was established, also applied in other parts of Brazil and other countries. In this work, it was verified the satisfaction of the users of these systems in 7 of these communities. With a Likert questionnaire, it was verified how much the respondents agreed with each of three statements, covering the topics ‘Water quality’, ‘Water quantity’ and ‘Value of the tariff’. Socio-economic data were also collected from those who responded and technical data on the system's facilities, the community and the residents' association. It was observed that, in general, the residents are satisfied with the water supply they receive. There was greater disagreement about water quality, but the responses were still mostly positive. It is believed that the population of these regions does not have sufficient information on water quality standards. Thus, it is as necessary to make the population aware of these standards, as well as to provide technical assistance so that they reach them.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anna Viginia Muniz Machado, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação (1980), mestrado (1998) e doutorado (2017) em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é representante do segmento "Research and Learning" no Comitê Diretor da rede SWA (Sanitation and Water for All), integrante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental onde atualmente é membro do Conselho Diretor, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Laboratório de Gestão Ambiental atuante na área de saneamento rural e gestão comunitária de água. Integrou o Conselho Nacional de Recursos Hídricos no período de 2003 a 2009, foi membro do comitê científico da avaliação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), conselheira do Conselho das Cidades e membro do conselho editorial do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia. Como docente, leciona as disciplinas de Desenho Técnico e Desenho de Projetos de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente para os cursos de Engenharia. Coordena atividades de extensão na área de saneamento rural. Como pesquisadora, tem experiência na área de Engenharia Sanitária atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Gestão Comunitária de Água, ODS6, Setor de Água e Efluentes, Meio Ambiente, Revistas Cientificas e Desenvolvimento. 

Pedro Antonio de Paiva Aranha, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador sob iniciação científica no Laboratório de Gestão Ambiental (LabGEA - UFF) com bolsa do CNPq, e voluntário no projeto de educação ambiental Ecorráuze (UFF). Foi bolsista no projeto de extensão "Inovação sociotécnica no abastecimento de água em pequenas comunidades: Alternativas de gestão com participação da comunidade" de 10/2019 a 12/2019. Já participou como voluntário no Laboratório Horto-Viveiro (LaHVi) da Universidade Federal Fluminense na organização e apresentação de eventos da Semana do Meio Ambiente, e Semana da Primavera.

Ricardo Pereira Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia Civil, Área de Concentração em Petróleo e Gás, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE/UFRJ. Professor Substituto pelo Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica da UFRJ de 2010 a 2013 ministrando aulas nas disciplinas de Desenho Técnico em diversas áreas da Engenharia e orientando alunos de Iniciação Científica em Engenharia Civil em projetos de manutenção predial da EEFD/UFRJ. Pesquisador Pleno no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore, LACEO - COPPE/UFRJ. Professor do Magistério Superior Adjunto C, nível 1 desde 2014 e vice-coordenador do curso de Desenho Industrial desde 2017 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense , ministrando aulas nas disciplinas de Fundamentos Desenho Técnico, Desenho de Projeto, Projeto de Design e Programação Assistida por Computador para diversas áreas de Engenharia e Desenho Industrial.

Juliana da Costa Dias Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é Voluntariado - LabGEA da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. 

João Alberto Neves dos Santos, Universidade Federal Fluminense

O Professor João Neves é Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2000), Mestre em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia ? IME (1993) e Graduado em Engenharia Mecânica e Armamento pelo IME (1989). Foi Professor do Instituto Militar de Engenharia, Assessor Especial do Comandante do Exército, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Juiz do Prêmio GESPUBLICA do Ministério do Planejamento, é Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Atualmente é Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense ? UFF, onde exerce atividades de docência, projetos e pesquisas. É Professor do Mestrado em Engenharia Civil da Escola de Engenharia e do Mestrado em Administração, ambos da UFF. Possui experiência em Estratégias de Melhoria da Gestão, treinamentos corporativos de Gestão da Qualidade, Sistemas de Medição de Resultados e Sistemas de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Gestão de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção; Gestão do Risco Empresarial; Gestão da Qualidade; Gestão da Inovação. Coordena o Laboratório de Estratégia, Inovação e Avaliação, onde desenvolve projetos e pesquisas na área de Gestão Empresarial, Gestão de Compliance e Gestão da inovação.

Ana Carolina da Silva Valença de Souza, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é extensionista da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, na área de gestão comunitária de água para comunidades rurais. Possui conhecimento em análises de biogeoquímica sedimentar, com enfoque no Estudo da variabilidade climática da Região Centro-Oeste do Brasil.

Published

2020-09-15