Integration between BIM and thermoenergetic simulation to obtain ENCE from a building of the Brazilian army

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0020

Keywords:

Energy Efficiency, INI-C, RTQ-C, EnergyPlus, DesignBuilder

Abstract

In Brazil, the National Program for Energy Efficiency in Buildings promotes, together with INMETRO, the evaluation of energy efficiency of buildings using the National Energy Conservation Label (ENCE). The regulation that defines the methods for energy evaluation, in the scope of public buildings, is being updated, becoming known as INMETRO Normative Instruction for the Energy Efficiency Class of Commercial, Service and Public Buildings (INI-C). In order to comply with Federal Government Regulatory Acts, the projects of Brazilian Army buildings must obtain ENCE Level 'A' and must be prepared using the BIM methodology. In INI-C, there is a method that uses thermo-energetic simulation of buildings for their classification. Therefore, the objective of this work is to evaluate the possibility of making interoperability between a project developed in Revit and a software used for simulation, indicating strategies to be followed in this process. For this, an energy analysis of a military pavilion was carried out using the INI-C simulation method, using three combinations of softwares: building modeling in ScketchUp and OpenStudio, characterization and simulation in EnergyPlus; building modeling, characterization and simulation in DesignBuilder; and use of the Revit project for characterization and simulation in DesignBuilder, after an interoperability process. The simulated annual energy consumption in the real condition of the three models was, on average, 32,243.44 kWh with a maximum deviation of 1.00% between the models. In the reference condition, 80,118.71 kWh with a maximum deviation of 0.01%. In all, General ENCE Class 'A' was obtained, with an average of 59.76% of energy savings. The modeling that uses interoperability between Revit and DesignBuilder was more advantageous, with time savings in the evaluation process and excellent precision (maximum deviation of 1.00% in relation to the others). To take advantage of this potential, some recommendations in the interoperability process, presented in this work, must be followed.

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Author Biographies

Breno Pontes Pimentel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Eficiência Energética de Edificações na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) no biênio 2019-2020. Engenheiro de Obras de Construção Civil realizadas pelo Exército Brasileiro no biênio 2017-2018. Formado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2016. Realizou intercâmbio na Academia Militar de West Point, Estados Unidos, no 2º período do 4º ano da graduação. Possui o Curso de Gerenciamento de Obras no Centro de Instrução de Engenharia de Construção, o Curso de Especialização Básica Militar e o Curso de Especialização em Proficiência Militar das Forças Armadas da Alemanha.

Andréa Teresa Riccio Barbosa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), graduação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração engenharia biomédica) (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração Sistemas de Informação) (2004) e pós-doutorado pelo Hospital São Vicente de Paulo (2007). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas área de Engenharia Biomédica, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Sistemas de Informação, com ênfase em Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, redes neurais artificiais, engenharia biomédica, engenharia clínica, segurança elétrica, eficiência energética e sustentabilidade. Integrante da FAENG (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia). Ministra aulas no curso graduação em Engenharia Elétrica e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade e do Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada.

Marcelo de Miranda Reis, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1994); mestrado em Mestrado Em Planejamento Energético e Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2001); doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009) e Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra - Portugal (2011). Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes,Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente; de Engenharia de Transportes, com ênfase em Meio Ambiente, Portos e Hidrovias; e de Planejamento Energético e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamentos e Gestão Ambiental aplicada aos Transportes; Saneamento Básico; gestão, tratamento e aproveitamento energético de resíduos; Hidrologia e modelos hidrológicos; e Modelagem numérica. Já atuou como Coordenador de Graduação e Coordenador de Pós graduação, e atualmente é Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, ministra as disciplinas de Hidrologia, Hidráulica, Saneamento Básico I e Saneamento Básico II, além de orientar trabalhos de tema Dirigido, Iniciação à Pesquisa e Projeto de Final de Curso. No curso de pós-graduação em Engenharia de Transportes ministra as disciplinas de Impactos Ambientais dos Transportes, Obras Hidráulicas e Portuárias, e Drenagem Aplicada à Infraestrutura de Transportes. No curso de pós-graduação em Engenharia de Defesa ministra as disciplinas Meio Ambiente e Atividades Militares e Métodos Numéricos. 

Published

2020-09-15

Issue

Section

Construções e Arquitetura Sustentáveis