Environmental impacts from urban/demographic growth: a case study in the neighborhood of Pedreira, Belém/PA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0039

Keywords:

Urbanization, Environmental impacts, Environment, Cities

Abstract

With the intensification of industrial processes since the 18th century, the urban population has grown significantly, causing degrees of urbanization that can reach 90% in Brazil. The advance of accelerated and disordered urbanization, the expansion of the metropolises and the irregular use of the soil implied several impacts on the environment - both natural and built - and disturbances to society. Therefore, this study aims to analyze the growth of the neighborhood of Pedreira, located in the city of Belém/PA, articulating problems of the urban environment with the historical evolution of the neighborhood. In order to relate these issues, bibliographic reviews were first made to analyze the urban and environmental consequences present in the neighborhood; documentary research was also carried out, using remote sensing scenes available on the United States Geological Survey (USGS) website of the Global Visualization Viewer (GloVis) platform, as well as satellite images provided by Google Earth. The generated scenes were treated in the spring © software, available on the website of the National Institute for Space Research (INPE) and ArcGIS, for a more contrasting view of green and urbanized areas. Finally, exploratory research with on-site observations was used to reinforce the data on the environmental impacts resulting from the urbanization of Pedreira. This study hopes to contribute to demonstrate how the accelerated urbanization process is related to the environmental quality of that neighborhood.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Seabra Furtado, Universidade da Amazônia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Passagem breve pela empresa de alimentos Vitoria Comércio e Indústria de Derivados da Cana-de-açúcar como Auxiliar de Laboratório desenvolvendo responsabilidades organizacionais assim como supervisão da área de produção da empresa no auxilio e liderança de cinco profissionais da produção. Experiência na Informática, dentre outros ligados a área ambiental, experiência com geoprocessamento SIG ArcGis com trabalhos aceitos para publicação em revista qualis B1,ex-bolsitas CAPES no programa Residência Pedagógica.

Ana Beatriz Fernandes de Macedo, Universidade da Amazônia

Atualmente, Doutoranda/Bolsista no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela UNAMA (Conceito 4). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNAMA - Universidade da Amazônia (2017), tendo recebido Láurea Acadêmica por Melhor Desempenho em sua Graduação. Atuou como Arquiteta de Interiores no desenvolvimento de um complexo hoteleiro em Salinas/PA. Fez estágio em docência na Disciplina de Planejamento Urbano e Regional na UNAMA, além de participar em bancas de trabalhos de conclusão em Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas.

Álvaro José de Almeida Pinto, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestrado em Biologia Ambiental e doutorado em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é docente da Universidade da Amazônia - UNAMA. Além de Gerente Regional de Educação a Distância do Grupo Ser Educacional. Exerceu cargo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, entre os anos de 2015 e 2017. Atuou como Pesquisador do Instituto Evandro Chagas - IEC, entre os anos de 2012 e 2015 na Seção de Meio Ambiente desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa aplicada ao monitoramento da Saúde Ambiental Amazônica. Tem experiência como docente nas áreas de zoologia, ecologia, saúde e meio ambiente, avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental. Como gestor em Educação Superior, tem experiência em processos regulatórios seja de curso ou de instituição, além de processos de alta performe em operações acadêmicas, na área expansão, captação, retenção e/ou relacionamento junto aos diferentes setores, seja público ou privado. Atualmente é docente (graduação e pôs graduação) e responsável pela operação da Regional Norte no que tange o EaD do grupo Ser Educacional junto aos polos, atendendo aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Acre.

Helena Lucia Zagury Tourinho, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), tendo sua tese recebido Menção Honrosa no Prêmio CAPES de 2012, Menção Honrosa no Prêmio ANPUR de 2013 e o primeiro lugar no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, de 2014. Atuou como técnica do Instituto do Desenvolvimento Econômico-Social do Estado do Pará - IDESP, onde coordenou diversas pesquisas e na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará. Na Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém - CODEM, ocupou o cargo de Diretora de Desenvolvimento Urbano de janeiro de 2013 a março de 2015. De abril de 2015 a dezembro de 2018 foi Diretora de Desenvolvimento Metropolitano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (SEDOP). Atualmente, é pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano e do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em estudos sobre cidades amazônicas, especialmente aqueles referentes: aos impactos urbanos de grandes projetos econômicos e de políticas de desenvolvimento regional; às configurações da rede urbana e de estruturas interurbanas e intraurbanas; e, à construção de indicadores de qualidade de vida urbana e metropolitana.

Roberta Dannyele Oliveira Raiol, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPa (2009) e mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é coordenação de ciências biológicas da Universidade da Amazônia e docente da Universidade da Amazônia, doutoranda do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, alimentação, marés, ictiofauna e diversidade, Ecologia Urbana, Educação - com ênfase em Práticas de Ensino em Biologia, Educação Ambiental, Metodologias Ativas. Epidemiologia- com ênfase em na área de vigilância epidemiológica e ambiental.

Published

2020-08-10

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente