Physical fractions of organic matter and mineralizable carbon of the soil in forest fragments of the Cerrado biome

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0005

Keywords:

C-CO2 emission, Carbon index, Organic matter lability

Abstract

The objective of the study was to quantify the physical-granulometric fractions of organic matter and the mineralizable carbon of the soil from forest fragments of the Cerrado biome in the municipalities of Aquidauana and Anastácio, MS. Soil samples were collected in two forest fragments and areas of permanent pasture (PP) around. For fragments, samples were collected at 3 internal points: fragment edge (FE), half radius (HR) and fragment center (FC), plus a point around the fragments, in areas of permanent pasture (PP). The levels of total organic carbon (TOC), carbon of particulate organic matter (C-POM) and mineral (C-MOM) were determined, with subsequent calculations of their respective stocks, in addition to the carbon stock index (CSI), lability (L), lability index (LI) and carbon management index (CMI), and analysis of mineralizable carbon (C-CO2). The highest levels of TOC were presented at point HR 23.77 g kg-1 in fragment 1, and at points FE 16.41 g kg-1 and FC 16.18 g kg-1 in fragment 2. The highest levels of C-POM were observed in the superficial layer, with an increase in C-MOM due to an increase in depth, reaching 86% of representativeness. The total emission of C-CO2 indicates as greater amounts at points FE on fragment 1 and FE and HR on fragment 2. The conversion of native areas into PP did not influence TOC. There was a greater representativeness of C-MOM in relation to C-POM, however the conversion of native areas to PP compromised the microbial activity of the soil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jefferson Matheus Barros Ozório, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2016), mestrado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018) e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atuando na área de manejo e conservação do solo, com pesquisas relacionadas aos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, através de técnicas de fracionamento da matéria orgânica do solo e na relação da matéria orgânica do solo com a formação de agregados.

Jean Sérgio Rosset, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2009), Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2012) e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2015). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Universitária de Mundo Novo. Ministra aulas no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Atua na área de solos, especialmente na parte química e compartimentos de carbono. Desenvolve projetos em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Nos últimos 11 anos vêm trabalhando com a parte química do solo, especialmente com relação a dinâmica do carbono e matéria orgânica do solo nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Jolimar Antonio Schiavo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Pós Doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP (2011), com ênfase em estudos da matéria orgânica do solo como indicador da sua gênese e de mudança climática e de vegetação. Foi diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT (2016) e coordenador dos cursos de graduação de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) . Atualmente é professor Associado da UEMS, coordenador da pós graduação em Agronomia -Produção vegetal da UEMS. Atua na graduação ministrando aula nas disciplinas de Física e Morfologia do Solo e Classificação e aptidão do solo; e na pós graduação na disciplina de Pedologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Caracterização e Gênese de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica do solo, micorriza, áreas degradadas, leguminosas, rizóbio e manejo e conservaçào do solo.

Camila Beatriz da Silva Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui formação de Técnica em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) apresentando experiência em Assistência Técnica e Extensão rural na agricultura familiar e pecuária. É graduada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Mundo Novo, MS (UUMN). Durante esse período, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), realizando pesquisas na área de uso e conservação do solo com foco em carbono da matéria orgânica do solo. Participa do grupo de estudos em carbono (Gecarb) da UEMS/UUMN. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal (PGAGRO), na UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Paulo Guilherme da Silva Farias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Técnico em Agropecuária, formado pela Escola Família Agrícola de Itaquiraí, (2016). Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental Pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Mundo Novo, (2019). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), trabalhando com fracionamento da matéria orgânica do solo na região do ecótono Cerrado-Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, atuando na área de Manejo e Conservação do Solo, mais especificamente na pesquisa em compartimentos de carbono do solo e fracionamento da matéria orgânica do solo. Faz parte do grupo de Estudos em Carbono (GECARB), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Mundo Novo.

Roniedison da Silva Menezes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestre em Agronomia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo

Naelmo de Souza Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2016) e Mestre em Agronomia (2019) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Aquidauana - MS. Atualmente é discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Agronomia - Área de concentração Produção Vegetal, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Integrante do Laboratório de Matéria Orgânica e Gênese do Solo (LAMOMIS). Participa de pesquisas com ênfase em Caracterização e Classificação de solos nos biomas Cerrado e Pantanal, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica do solo, áreas degradadas, micromorfologia do solo e manejo e conservação do solo, sob orientação do Profº Dr. Jolimar Antonio Schiavo.

Elói Panachuki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008). Em 2014 concluiu Pós-Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência nas áreas de Física e Química do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente na seguinte linha de pesquisa: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Cerrado e Pantanal.

Published

2020-08-10

Most read articles by the same author(s)