A comparative study on the adoption of green information technology practices in higher education institutions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0023

Keywords:

Sustainability, Green Information Technology, Higher Education Institutions, Institutional Theory

Abstract

Green Information Technology (IT) has emerged as an alternative aimed at reducing the impact of technological resources on the environment. Its set of practices involves: observation of quality seals in the equipment acquisition, management of the conscious use of resources, culminating in the disposal of electronic waste (e-waste). In Brazil, a National Solid Waste Policy consists of a legal instrument to ensure the environmentally appropriate disposal of waste, which can also be used by higher education institutions, since they were submitted to the Brazilian regulatory context. This research undertook a comparative study on the adoption of Green IT practices between public and private higher education institutions in the light of institutional theory derived from Administrative Sciences, environmental standards, laws and regulations, to verify the implementation difficulties and understand how institutional pressures and environmental legislation influence this process. An online survey was adopted. Data were collected through questionnaires applied with IT and administration managers from six public and private higher education institutions, located in Alagoas State, Brazil. The results signaled a panorama of unfamiliarity with Green IT practices by institutions, as well as environmental laws and regulations, especially by public institutions, which led to the proposition of a recommendations guide containing 23 identified problems and your possible solutions, based on the rules and regulations, in the perspective of being referred to the managers for the adoption of sustainable practices.

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Author Biographies

Ismar Macário Pinto Junior, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2004). Aperfeiçoamento em Produção Mais Limpa pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas - CNTL - SENAI/RS (2004). É Auditor líder em ISO 14.000 pelo BSI (2007). Possui Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC (2011). Atualmente é Mestrando em Tecnologias Ambientais no Instituto Federal de Alagoas - IFAL/AL, Campus Marechal Deodoro. Atuou como técnico na Coordenação Geral de licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió. Atuou como consultor - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas - SEBRAE/AL e Professor Assistente I no Centro Universitário Tiradentes - UNIT, nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica, ministrando as disciplinas de Fenômenos de Transporte I, Fenômenos de Transporte II, Resistência dos Materiais I, Gestão e Planejamento Ambiental, Legislação e Controle Ambiental, Práticas Ambientais, Gestão de Resíduos Sólidos e Resíduos Sólidos. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Produção Mais Limpa (P+L), com ênfase em Engenharia Ambiental e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de Palestras e Treinamentos na área de Engenharia, Legislação Profissional, Legislação Ambiental e Gestão Ambiental; Elaboração de Pareceres Técnicos Ambientais; Elaboração de Projetos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil ? PGRCC, Resíduos de Serviços de Saúde ? PGRSS, Resíduos Sólidos Industriais - PGRSI; Análise de Viabilidade Ambiental; Consultoria em Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Produção Mais Limpa e Redução de desperdício; Tratamento de resíduos sólidos hospitalares e Tratamento de efluentes industriais; Gestão de Projetos e implantação de sistemas de Gestão Ambiental com base na norma ISO 14001. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Maceió

Monica Ximenes Carneiro Cunha, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Além de Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais pelo CESMAC (2013). É professora do Bacharelado em Sistemas de Informação (Campus Maceió) e do Mestrado em Tecnologias Ambientais (Campus Marechal Deodoro) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Atua em diversos projetos de pesquisa e extensão do IFAL. É presidente voluntária da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). Áreas de interesse: Sistemas de Informação para o Setor Público, Terceirização de Sistemas de Informação, Educação em Informática, Informática na Educação, Jogos Educacionais, Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Inclusiva (autismo), Tecnologia da Informação Verde (TI Verde), Tecnologias Sociais.

Marcilio Ferreira de Souza Junior, Instituto Federal de Alagoas

Possui Doutorado em Administração (linha de Tecnologia da Informação) pela UFPE e Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL. Atualmente, é Pesquisador e Professor DIV-3 do Colégio Agrícola (CODAI) da UFRPE, lecionando Informática em cursos de educação profissional e tecnológica. Atuou por 15 anos como Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió. Atuou por 9 anos como Analista de Sistemas da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: tecnologia da informação verde, complexidade de sistemas de informação, e-Health e m-Health.

Published

2020-04-27

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