Physical-chemical characterization of surface waters of São Francisco River at Juazeiro/BA and Petrolina/PE cities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0019

Keywords:

Water, Semiarid, Physicochemical analysis, Quality, Sustainability

Abstract

The demographic growing and industrial expansion observed in recent decades has resulted in the deterioration of river, lake and reservoir waters. In addition to the problems related to the quantity of water, the contamination of water sources, mainly by anthropic activities, prevents, for example, their use for human supply and aggravates the problem of scarcity of this resource. This is more worrisome in arid and semi-arid regions, where water has become a limiting factor for urban, industrial and agricultural development. The main aspect considered in relation to the availability of water in this work is the quality of the water supply for human use, which indicates the importance of the conservation of river sources, natural sources of water on the land surface. Within this context, it is important to carry out a diagnosis of these waters, the polluting sources and their impacts on the environment, with the objective of developing a knowledge that will be useful in the analysis of the urban and rural sources conservation state of the river in the region of study. It was verified that antropogenic activity implies quality river alteration, specially increase in total fosforous concentration. Besides, the physicochemical analysis carried out showed great Legislation concordance, in case of class 2 water bodies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Laécio Evangelista França, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UNIVASF ? Bolsista do Programa Educação Tutorial - PET Saneamento Ambiental da UNIVASF ? Ex - Diretor de Comunicação e Vendas da Cultive Jr. - Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental ? Tem experiência na área em caracterização físico-química de água, esgoto e solo, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação do solo e água, sustentabilidade, semiárido, reuso e qualidade da água. 

Fernanda Santos Carvalho dos Anjos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora adjunto I da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do estado condensado e química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: membranas de quitosana, cinética de adsorção, termoquímica de adsorção, quitosana, adsorção de corantes, remoção de metais pesados, corantes de águas e proteínas.

Débora Santos Carvalho dos Anjos, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Especialização em Ensino de Química e Biologia Ead-UNIVASF(2016), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professora/Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, atuando na Licenciatura em Química. É Líder do Grupo de Pesquisa Materiais Aplicados e o Vale do São Francisco, atuando na área de Química, com ênfase em Polímeros, Físico Química e Química Inorgânica. Atuou como membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IF Sertão-PE. Atuou como Coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/CAPES, como Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014) e como Coordenadora Institucional deste mesmo programa (2014-2016). Atuou como Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE (2016-2017). Atualmente atua como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica-CAPES.

Layanny Samara da Silva Souza, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (IF Sertão PE). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela UNINER. Na graduação, participou do programa Jovens Taletos Para a Ciência, da Capes (2012-2013), realizando análises físico-químicas de águas superficiais; estagiou na EMBRAPA Semiárido (2013-2015), onde trabalhou com análise de água e efluentes através de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e participou do Programa de Monitoria da disciplina de Química Orgânica (2015-2016). Atualmente é professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), vinculada à coordenação de Licenciatura em Química.

Rafael Siqueira Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Ciências da Saúde e Biológica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Pesquisador na área de biotecnologia e recursos naturais focando estudos na espécie apis mellifera. Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF. Técnico em Química pelo IF Sertão, atuando como responsável técnico no Laboratório de Saneamento na UNIVASF. 

Guilherme Antonio Finazzi, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica de Superfícies Eletrodepositadas, e em Tratamento de Esgoto Sanitário. Em 2010 trabalhou como Químico contratado no Instituto de Química da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Araraquara, na área de Físico-Química, tendo como função a de operador de: 1-Microscópio de Força Atômica, 2- Sistemas de análise térmica, 3-Microscópio Eletrônico de Varredura, 4-Auxiliar técnico de Ensino em Físico-Química. Também atuou como operador de Microscópio de Força Atômica na UFSCar. Atualmente é contratado como Químico na Universidade Federal do Vale do São Francisco, tendo como função principal de auxiliar técnico em aulas experimentais. Possui experiência didática, como professor de Química e Física de Ensino Médio, e como auxiliar técnico em aulas experimentais na UNESP, na UFSCar e na Univasf.

Adriana Moreno Costa Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (1998), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2002) e, Doutorado em Química, na área de Química Analítica pela UFBA (2012). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UNIVASF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: água e ar atmosférico.

Published

2019-11-05