The dynamic effects of pollution on growth and inflation: a derivation of the new keynesian environmental canonic model

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.004.0028

Keywords:

Environment, Macroeconomics, Canonic Model, New Keynesian, Scarcity

Abstract

The article constructs a three equation model, in which it relates ecological variables with traditional macroeconomic variables, assuming that economic agents decide to look ahead. In the so-called New Keynesian Environmental Canonic Model, environmental preservation is a condition for economic growth with price stability, in this model, pollution shocks cause inflation and fall in the aggregate product of the economy due to the scarcity of environmental assets.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Benito Adelmo Salomão Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Economista brasileiro, com mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em andamento pela mesma Universidade. Estuda e pesquisa sobre Macroeconomia, Economia do Setor Público, Política Fiscal, Federalismo Fiscal no Brasil e Economia Brasileira Contemporânea. Trabalhou anteriormente como Professor de Graduação e Pós Graduação Latu Sensu também como palestrante e consultor e avaliador de políticas públicas.

Ludmylla Arantes de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia, em Ituiutaba, Minas Gerais. Experiência em atuações nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Economia Solidaria e Cooperativismo. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal - PPGEP onde atua na área de Projetos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - PGRSU. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Cidades, dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3716165893951688, e faz parte do corpo docente dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Walter Rodrigues de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Professor/Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e CST de Gestão Hospitalar do Centro Universitário IMEPAC. Engenheiro de Produção - Especialista em Saúde na Secretaria de Saúde de Araguari. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2009), especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Pará (2012), especialização em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde pela Faculdade Metropolitana de Marabá (2011) e mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2016). Tem experiência nas áreas de Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia clínica, lean healthcare, planejamento e controle de manutenção, modelagem e simulação de processos de negócio, previsão de demanda, custos e supply chain management.

Downloads

Published

2019-09-04

Issue

Section

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais